III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA POLÍTICA E TERRITÓRIO TRANSFRONTEIRIÇOS E V SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLÍTICA, TERRITÓRIO E PODER

Apresentação
A realização do V Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder (GEOSIMPÓSIO) e o III Simpósio Internacional de Geografia Política e Territórios Transfronteiriços (GEOTRANS) “Conflitos e desigualdades territoriais na sociedade contemporânea” tem como propósito discutir as questões políticas que envolvem a produção e organização do espaço, bem como os conflitos e desigualdades territoriais resultantes das disputas entre os diferentes atores e agentes da sociedade contemporânea, em suas múltiplas escalas de análise. Considerando as múltiplas escalas de análise, o V GEOSIMPÓSIO pretende discorrer sobre os processos políticos seja no campo e na cidade, nas questões demográficas e étnico-raciais, os conflitos ambientais, políticas públicas, Estados-Nação e a Globalização.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O evento tem um caráter multidisciplinar no sentido de tratar as questões políticas na sociedade contemporânea, entretanto, dá o enfoque na perspectiva da geografia política. Nesse sentido, tem-se contribuições de ordem disciplinar, pois serão debatidas questões históricas, teóricas e práticas da geografia política e dinâmicas territoriais. Pode-se salientar a contribuição no campo do planejamento, pois o evento terá como tema “Conflitos e desigualdades territoriais na sociedade contemporânea”, sendo uma oportunidade para debater os problemas e soluções nas várias escalas e regiões brasileiras, e em outros países. É uma oportunidade para integrar o conhecimento de várias regiões brasileiras e ainda em níveis de graduação, pós-graduação e profissional. Por fim, o evento traz 10 eixos temáticas, que permitem um entendimento das questões políticas e territoriais intrínsecas na dinâmica da sociedade atual.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós-graduação, profissionais, professores universitários e da educação básica da Geografia e áreas afins, bem como a comunidade em geral.