LISONO LIGA DE MEDICINA DO SONO

Apresentação
A Liga Acadêmica de Medicina do Sono pretende realizar ações, que visem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, desta área do conhecimento e da especialidade de medicina do sono, pelo estudante de medicina, e de prevenção e educação em saúde para a população da comunidade. O médico (a) generalista precisa ter bases teóricas e práticas de medicina do sono básica para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade, tendo em vista que os distúrbios do sono são altamente prevalentes no Brasil e mundialmente. A Liga Acadêmica do Sono tem como objetivo fornecer e aprimorar as bases teóricas de tal especialidade para os participantes, por meio de discussões de artigos científicos e casos clínicos, e trabalhar com a comunidade da Universidade Federal de Alfenas e seus arredores. A Liga terá oportunidade de trabalhar medidas de educação em saúde sobre higiene do sono e prevenção de distúrbios, que vão desde insônia, muito frequente nos estudantes de graduação, até

Objetivos
Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional dos distúrbios do sono, com grande enfoque naqueles com maior relevância epidemiológica, seja no espaço ou tempo. Capacitar o estudante de medicina no conhecimento da utilização consciente das técnicas diagnósticas e terapêuticas da medicina do sono. Capacitar o estudante de medicina em ações de educação em saúde e divulgação científica de forma eficaz.

Justificativa
O estudo da medicina do sono envolve uma compreensão de todos os fatores biopsicossociais, atende todas as faixas etárias e abrange casos clínicos de diversas naturezas. Ele é necessário para se garantir a atenção integral à saúde, os distúrbios do sono possuem alta prevalência na população em geral e se associam a várias outras comorbidades, tanto como causa quanto como consequência. Seu conhecimento é necessário ao diagnóstico correto, consequentemente sendo promovidas a prevenção e educação à população, e a condução terapêutica que for necessária, formando assim bases necessárias para o médico generalista desenvolver na atenção básica. Para isso é preciso que haja uma base firmada sobre conhecimentos científicos, técnicos e práticos de diversas áreas, como a fisiologia, semiologia, clínica médica, neurologia, otorrinolaringologia, epidemiologia etc.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina. Comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alfenas. Demais pessoas da comunidade em Alfenas.