CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM (VARGINHA)

Apresentação
O projeto visa colaborar na aprendizagem e preparação dos alunos oriundos das escolas públicas para a realização das avaliações que proporcionem a sua admissão no Ensino Superior, especificamente o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM). Assim, o mesmo contemplará atividades educacionais objetivando a preparação de jovens e adultos, a serem desenvolvidas no Campus de Varginha, visando atender estudantes oriundos de escolas públicas ou da Educação de Jovens e Adultos, bem como pessoas de baixa renda da região de Varginha.

Objetivos
1) Preparar jovens e adultos para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), atendendo estudantes oriundos de escolas públicas e EJA (Educação de Jovens e Adultos); 2) Promover a integração dos estudantes nas diversas atividades na UNIFAL-MG; 3) Divulgar a UNIFAL-MG e seus cursos pela atividade extensionista; 4) Colaborar para construção de vínculos entre universidade e sociedade local por meio da ação de extensionista.

Justificativa
Este projeto se justifica pela sua proposta de atender jovens e adultos de baixa renda, que estudaram ou ainda estudam em escolas públicas, tendo em vista que apenas 14% da população entre 18 e 24 anos de idade ingressam no ensino superior no Brasil. O acesso de estudantes oriundos de camadas populares de baixo poder socioeconômico ou de escolas públicas às universidades públicas brasileiras tem, historicamente, despertado preocupações dos poderes governamentais e estudiosos do assunto. Ressalta-se como justificativa os bons resultados apresentados pelas edições anteriores da proposta. Assim, o desenvolvimento desta ação, como projeto de extensão, tem atendido as diretrizes da extensão universitária de forma especial a que diz respeito ao impacto e transformação, atuando de forma transformadora da sociedade, contribuindo com o ingresso de estudantes oriundos de escola pública em uma universidade pública, colaborando com as políticas de inclusão e mudança social por meio da educação. A atuação da equipe pedagógica, as inter-relações estabelecidas com as ações realizadas nos três campi, proporcionará dimensões significativas de qualidade, oferecendo um quantitativo de vagas que buscará atender a demanda muito significativa da população a que se destina, gerando como consequência melhorias nas condições de vida da população. Tornasse relevante, portanto, a inserção deste Projeto em Varginha.

Beneficiário
Jovens e adultos oriundos de escolas públicas e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como pessoas de baixa renda de Varginha e região.