INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Apresentação
Este programa se apresenta dentro da temática de geração de trabalho e renda, especificamente, por meio da economia solidária. Nesse contexto, propõe-se a continuidade das ações da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas – ITCP/UNIFAL – MG, por compreender-se que a mesma vem desempenhando um papel importante no fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários em Varginha e região, bem como vem contribuindo para a formação dos alunos no exercício da cidadania, afim de torná-los sujeito de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas contemporâneos. Além disso, a ITCP/UNIFAL - MG vem contribuindo para o repensar das ações do consumo e o fortalecimento de atividades culturais, no campus de Varginha, por meio do Clube de Trocas. Assim, pode-se dizer, que a ITCP, visa contribuir para a efetividade do tripé da universidade, ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos
- Proporcionar a formação de estudantes, técnicos, professores e pesquisadores por meio de assessoria e cursos na área de gestão e autogestão, cooperativismo, associativismo e economia solidária. - Incubar um grupo de Produtores da Agricultura Familiar, do município de Varginha – MG, no intuito de se obter a sua autodeterminação e consolidação, na perspectiva da economia solidária. - Incubar um grupo de mulheres, produtoras de Café, pertencentes ao Grupo MOBI - Mulheres Reunidas buscando Independência, vinculadas à COOPFAM - Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo - MG, no sentido de contribuir para a consolidação do grupo, por meio da economia solidária e da discussão de gênero. - Contribuir para a disseminação dos princípios e práticas da economia solidária e da autogestão. - Desenvolver as atividades do Clube de Trocas, buscando um repensar sobre as relações de consumo e estímulo ao desenvolvimento cultural. - Incubar mulheres produtoras de café, dos grupos COOCAMINAS e AMECAFÉ, no sentido de contribuir para a consolidação do grupo, por meio da economia solidária e da discussão de gênero. - Promover o desenvolvimento local, dentro dos preceitos da economia solidária, por meio da incubação de grupos de transporte alternativo e de resíduos sólidos, no município de Machado - MG.

Justificativa
A ITCP/UNIFAL – MG vem desenvolvendo suas atividades no intuito de contribuir para a geração de trabalho e renda. Através da relação dialógica que se mantém entre a Incubadora e os grupos beneficiários, ou seja, relação de trocas de conhecimentos e saberes, se constrói a base para o desenvolvimento das atividades propostas, que vão de encontro às demandas dos grupos. Em relação ao processo organizacional interno da ITCP, a mesma se encontra organizada em grupos de trabalho, a saber: Divulgação; Formação; Planejamento Interno; Grupo de Estudos; Clube de Trocas, além dos grupos para acompanhamento dos empreendimentos econômicos solidários. Além disso, a ITCP vem participando das atividades do Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária, bem como da Rede de ITCP's, tendo como coordenadora nacional atualmente, uma das professoras vinculadas à ITCP/UNIFAL - MG. Além disso, essa mesma professora, faz parte atualmente do Conselho nacional de Economia Solidária. Outro fator que merece destaque é a constante construção de conhecimento que permeia as atividades da ITCP, demonstrado pelos diversos cursos de qualificação oferecidos, a participação em congressos e Encontros da REde de ITCPs, bem como as publicações científicas de seus membros. Além disso, é importante ressaltar a natureza do trabalho da ITCP/UNIFAL – MG, que se caracteriza como uma proposta de incubação de grupos de trabalhadores, que na grande maioria das vezes não se encontram nem formalizados, não justificando assim o termo de anuência da instituição. Isso porque, compreendemos que os grupos incubados não se tratam de instituições parceiras da ITCP/UNIFAL – MG, e sim que os membros dos coletivos são beneficiários do programa, não havendo a necessidade de nenhum aval formal da associação para o processo de incubação. Por se tratar de uma prática que prima pela relação com os trabalhadores, e não com instituições, consideramos que o termo de anuência não é preponderante para o desenvolvimento das ações da incubadora.

Beneficiário
Os beneficiários do projeto são os membros dos empreendimentos econômicos solidários incubados, discentes e docentes da ITCP/UNIFAL - MG, bem como os demais discentes da UNIFAL – MG, campus Varginha.