INCUBAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO SABOR E SAÚDE

Apresentação
Este projeto se encontra vinculado à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL). Neste projeto, busca capacitar agricultores(as) familiares do município de Varginha-MG da Associação Sabor e Saúde para a gestão coletiva de sua associação. Nesse sentido, a associação se encontra em processo de reestruturação, justificamos a não apresentação de termo de anuência dos(as) agricultores(as) como anexo a este projeto em razão de que, como a associação se encontra em vias de consolidação, ainda não realizou o processo definitivo de escolha de seus representantes. Desse modo, a equipe do projeto entendeu que destacar de antemão um(a) dos(as) agricultores(as) como representante da associação para assinar tal termo feriria o processo democrático de gestão da associação.

Objetivos
- Atender a demandas de capacitação dos(as) agricultores(as) familiares da Associação Sabor e Saúde em aspectos de organização e de administração de uma associação, para que estes possam gerir sua organização produtiva de maneira autônoma; - Apresentar aos(às) agricultores(as) familiares da Associação Sabor e Saúde, dentro da proposta dialógica do processo de incubação da ITCP/UNIFAL, os princípios de Economia Solidária; -Sensibilizar os(as) agricultores(as) familiares da Associação Sabor e Saúde, dentro da proposta dialógica do processo de incubação da ITCP/UNIFAL, a respeito dos benefícios e importância da agricultura familiar para a proposta da Economia Solidária enquanto outra forma de geração de trabalho e renda.

Justificativa
Este projeto se encontra integrado à ITCP/UNIFAL - MG, uma vez que o mesmo objetiva a incubação de dois empreendimentos econômicos solidários, incubados pelo programa, com vistas ao desenvolvimento regional sustentável, por meio da Economia Solidária.

Beneficiário
Os(as) beneficiários(as) diretos(as) do projeto serão os(as) agricultores(as) familiares de Varginha-MG, que atualmente estão ligados à Associação Sabor e Saúde, que conta atualmente com treze participantes, que representam seus núcleos familiares de produção.