CICLO DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

Apresentação
Este ciclo de formação, promovido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha, tem como proposta promover a formação de estudantes do campus de Varginha, no que se refere às temáticas relacionadas à economia solidária. Estes cursos visam a formação dos discentes do campus Varginha, mas também como forma de preparação para as atividades desenvolvidas pela ITCP/UNIFAL - MG. Neste intuito, serão ministradas quatro oficinas, com duração de três horas cada. É importante destacar que estas oficinas estão diretamente relacionado ao processo contínuo de formação da ITCP/UNIFAL - MG, bem como ao fortalecimento e disseminação da Economia Solidária.

Objetivos
- Proporcionar a comunidade acadêmica o conhecimento acerca da temática da Economia Solidária;  Estimular a interação entre os estudantes, professores, pesquisadores e membros de empreendimentos de Economia Solidária;  Proporcionar a possibilidade de produção do conhecimento aos participantes;  Proporcionar aos participantes um momento de formação e interação com demais atores da Economia Solidária;  Propiciar discussões, reflexões e formações a todos os participantes;  Propiciar espaço de formação para atuação das ITCP’S.

Justificativa
Sendo a ITCP/UNIFAL – MG é um programa de extensão, que existe desde 2010, e que vem desenvolvendo ações de incubação de grupos, de formação continuada dos membros da ITCP/UNIFAL – MG, de difusão dos princípios e práticas da economia solidária, esta proposta se justifica, uma vez que irá contribuir na formação contínua dos membros da ITCP/UNIFAL – MG e de difusão dos princípios e práticas da economia solidária, não somente para os membros da incubadora e dos empreendimentos incubados, mas também para toda a comunidade acadêmica.

Beneficiário
Discentes da UNIFAL - MG, membros dos empreendimentos incubados pela ITCP/UNIFAL - MG, discentes e docentes do campus de Varginha.