FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NO CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM

Apresentação
O curso “Formação de professores/as para atuar em cursinhos populares” se pretende como um espaço de formação para os/as professores/as bolsistas (estudantes dos cursos de graduação da UNIFAL-MG) que atuarão no programa de extensão “Curso Preparatório para o ENEM da UNIFAL-MG”.

Objetivos
Compreender o histórico do acesso ao ensino superior no Brasil; Conhecer o histórico dos cursinhos populares e sua relevância no contexto brasileiro; Conhecer as contribuições da educação popular pelo marco teórico de Paulo Freire para pensar a educação das camadas populares; Reconhecer a importância do planejamento e da avaliação para o processo de ensino e de aprendizagem; Reconhecer a importância do cuidado com as relações interpessoais no contexto educativo; Reconhecer a importâncias das discussões sobre inclusão para o exercício da docência; Compreender o perfil avaliativo e seletivo do ENEM. Entender as influências das relações étnico-raciais, de gênero e de sexualidade no exercício da docência; Integrar os participantes do programa, intercambiando experiências e vivências de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Avaliar as ações dos projetos e do programa como um todo.

Justificativa
Os/As estudantes que atuam no programa como educadores são de diversos cursos de graduação da UNIFAL-MG, não apenas das licenciaturas, e com frequência não possuem uma trajetória que contemple experiências e debates acerca do ensino, da educação básica e da docência. Dessa forma, torna-se necessário para o programa momentos de formação que abordem temáticas ligadas à docência no contexto de preparação para o ENEM para as camadas populares.

Beneficiário
Bolsistas de extensão vinculados ao Programa Curso Preparatório para o ENEM da UNIFALMG