CESSAÇÃO DO TABAGISMO - UNIFAL LIVRE DO CIGARRO

Apresentação
O projeto tem como objetivo implantar a cessação do tabagismo utilizando como ferramenta principal o Programa: “INCA Livre do Cigarro”, dentro do contexto de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde. Serão beneficiados pelas ações do projeto servidores ativos e inativos (professores e técnico-administrativos em educação), seus dependentes, acadêmicos da UNIFAL-MG e a comunidade externa. Os integrantes do projeto participarão de eventos locais de promoção de saúde organizados em parceria com o Programa de Qualidade de Vida do Servidor, integrando as ações de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos
a) Realizar ações visando eliminar a poluição tabagística ambiental nas diversas unidades da Universidade, criando clima favorável para a cessação do tabagismo estimulando os profissionais e pessoas que utilizam os serviços da Instituição a deixarem de fumar e a adotarem hábitos de vida saudáveis; B) Reduzir a prevalência de fumantes na comunidade interna e externa da UNIFAL-MG; c) Criar grupo de cessação do tabagismo dentro da Universidade seguindo o Programa de Saúde e Coerência - Programa de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional do Câncer – INCA; d) Encorajar e apoiar hábitos de saúde e estilos de vida saudáveis, que promovam bem-estar entre os servidores e comunidade externa á UNIFAL.

Justificativa
Além de todas as questões que envolvem a saúde do servidor, é fundamental que sendo a UNIFAL-MG, uma instituição centenária, com renomados cursos voltados para área de saúde, torne-se vitrine de hábitos e estilos de vida saudáveis. Com a implantação do Programa de Qualidade de Vida do Servidor, criou-se espaço para a busca de hábitos de vida saudáveis dentro da Universidade. O presente projeto está vinculado ao Programa de Extensão “QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO", que cumpre com sua responsabilidade social, nas ações preventivas de educação e promoção de saúde com ação interdisciplinar e direcionada às diversas áreas de atuação com função social, preventiva e educativa. Atualmente, desde o segundo semestre de 2013, são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuem em parceria com os Projetos e Programa de extensão do curso de Fisioterapia,Medicina e Nutrição para a formação profissional dos acadêmicos, buscando desenvolvimento de consciência social, cidadania e qualidade no atendimento à população.

Beneficiário
Serão beneficiarios pelas ações do projeto servidores ativos e inativos (professores e técnico administrativos em educação), seus dependentes, acadêmicos da UNIFAL-MG e a comunidade de trabalhadores externos. Á partir de 2018 recebemos encaminhamentos de diversos setores da saúde de Alfenas.