ASSISTÊNCIA A PACIENTES GERIÁTRICOS INSTITUCIONALIZADOS

Apresentação
Este projeto visa prestar atendimento odontológico e cuidados gerais de saúde a idosos moradores do Lar São Vicente de Paulo, em Alfenas; permitindo, assim, a atenção integral à saúde desses indivíduos bem como a capacitação de seus cuidadores para a manutenção das práticas cotidianas. Objetiva, também, fornecer aos acadêmicos dos cursos de Odontologia e Enfermagem, conhecimentos acerca de idosos institucionalizados, contato com outros profissionais de saúde que acompanham estes idosos e permitir a troca de experiências entre todos os envolvidos (professoras, acadêmicos, idosos, cuidadores e demais profissionais). Os atendimentos ocorrerão prioritariamente nas dependências do asilo. Vinculado a este projeto de extensão, ocorrerá um projeto de pesquisa que avaliará a melhora na qualidade de vida de idosos institucionalizados após os cuidados recebidos e a capacitação dos cuidadores.

Objetivos
- Fornecer aos alunos envolvidos com o projeto conhecimentos teóricos e práticos suficientes para o atendimento de idosos institucionalizados; - Fornecer acompanhamento odontológico e cuidados de saúde em geral aos idosos assistidos. - Capacitar os cuidadores a realizarem a manutenção dos cuidados prestados aos idosos; - Promover a troca de experiências entre idosos, acadêmicos, professores e a equipe do asilo; - Incentivar a pesquisa a respeito da melhora da qualidade de vida dos idosos após os tratamentos, orientações aos cuidadores e convívio com a equipe do projeto.

Justificativa
A realização do presente projeto se justifica pelo fato de a Atenção integral e interdisciplinar ao paciente idoso ser abordada somente de forma teórica dentro dos cursos de Odontologia e Enfermagem, de modo que os acadêmicos se formam sem praticarem este tipo de tratamento e sem terem o conhecimento da realidade do idoso institucionalizado e das carências enfrentadas pelos asilos. O contato dos alunos de graduação com a equipe de profissionais que acompanham os idosos produzirá conhecimentos acerca da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade que dificilmente seriam adquiridos nas aulas práticas convencionais; e o contato dos alunos com os idosos promoverá um aprendizado e um crescimento pessoal muito grande. Justifica-se, também, pela necessidade de receber atendimento gratuito e de qualidade por parte dos idosos, atenção no sentido mais amplo, de troca de experiências e convívio entre estes e a equipe do projeto; e a capacitação fornecida por estudantes e profissionais especialistas aos cuidadores.

Beneficiário
O público alvo desta ação serão idosos moradores do Asilo São Vicente de Paulo, em Alfenas – MG e seus cuidadores.