PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA UNIFAL-MG – SORRISO SAUDÁVEL

Apresentação
A Odontologia possui um papel social importante para uma mudança de paradigmas do modelo curativista para o modelo de promoção de saúde, pautado na vigilância em saúde e na saúde do trabalhador. A assistência odontológica e a promoção de saúde são de grande relevância para os servidores da UNIFAL-MG, pois auxilia os profissionais a expandirem os benefícios em saúde e melhora a qualidade da assistência. A promoção de saúde é um processo de capacitação dos servidores para que possam participar ativamente de ações que permitam atuar com o profissional na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, portanto, deve ser construída com base na co-responsabilidade e na co-participação entre os profissionais e os servidores da Instituição. A promoção de saúde em Odontologia tem seu alicerce na prevenção, reabilitação, preservação e vigilância da saúde oral, melhorando a saúde geral, auto-estima, relacionamentos e bem estar.

Objetivos
Prevenir doenças bucais tais como cárie e doença periodontal; Orientar o servidor portador de diabetes; Prevenir câncer bucal e outras afecções bucais; Prevenir manifestações bucais de doenças sistêmicas; Prevenção de doenças cardiovasculares; Motivar o servidor para uma boa higiene bucal; Orientar a servidora gestante quanto a sua saúde bucal e do bebê; Apoiar e atuar junto ao grupo de cessação do tabagismo.

Justificativa
A natureza infecciosa, dinâmica, multifatorial e psicossocial das doenças cárie e periodontal, somada à constatação de que os procedimentos operatórios cirúrgicos/restauradores não são suficientes para controlar as doenças e problemas bucais, justifica a necessidade de educação em saúde, como um processo contínuo capaz de desenvolver a consciência crítica nos indivíduos, das causas reais de seus problemas e atuar como estímulo para a mudança de atitude, assim justificando a continuidade do projeto como uma atividade permanente.

Beneficiário
Servidores técnico-administrativos, docentes da Unifal-MG e comunidade externa.