ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES COM LESÕES BUCAIS DECORRENTES DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO SERVIÇO DE ONCOLOGIA DO HOSPITAL DA SANTA CASA DE ALFENAS

Apresentação
A avaliação e acompanhamento estomatológico dos pacientes que deverão se submeter às terapias antineoplásica é de grande importância visto que vários efeitos adversos podem surgir quando a cavidade oral e glândulas salivares são expostas à radiação ionizante e/ou aos agentes quimioterápicos. Esses efeitos podem impactar negativamente no curso do tratamento e na qualidade de vida do paciente oncológico. Considerando a importância da da atuação do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar que trata o paciente com câncer, este projeto tem por finalidade identificar e tratar as complicações orais oriundas do tratamento antineoplásico de pacientes admitidos no serviço de oncologia da Santa Casa de Alfenas a fim de minimizar a morbidade e as interrupções do tratamento do tratamento proposto, melhorar a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes em tratamento antineoplásico.

Objetivos
1. Identificar e tratar as complicações orais (mucosite oral, xerostomia, hipossalivação, disgeusia/ageusia, disfagia/odinofagia, neurotoxicidade, trismo, infecções oportunistas, doença cárie por radiação e a osteorradionecrose) oriundas do tratamento antineoplásico no Serviço de Oncologia da Santa Casa de Alfenas. 2. Identificar o grau de agressividade dessas complicações. 3. Associar as complicações orais com o perfil epidemiológico e com as comorbidades identificadas. 4. Avaliar a presença e a gravidade das complicações orais correlacionando com o número de ciclos de quimioterapia e/ou número de sessões de radioterapia. 5. Avaliar a prevalência das complicações orais em pacientes afetados com diferentes tipos de neoplasia maligna. 6. Orientar os pacientes quanto à higienização oral. 7. Acompanhar o paciente durante e após o tratamento antineoplásico. 8. Realizar avaliação odontológica para adequação da saúde bucal anteriormente ao início do tratamento radioterápico ou quimioterápico na região de cabeça e pescoço. 9. Realizar a aplicação de laserterapia para tratamento de mucosite oral associada ao tratamento radio e/ou quimioterápico.

Justificativa
Considerando que as complicações orais representam importantes efeitos colaterais oriundos do tratamento antineoplásico, podendo acarretar, em decorrência de sua morbidade, interrupção parcial ou completa do tratamento, o que compromete negativamente na qualidade de vida do paciente, no prognóstico da doença, além de alterar a taxa de sobrevida do paciente, há grande necessidade do cirurgião dentista em reconhecer e tratar tais condições orais patológicas identificadas em pacientes sob tratamento oncológico. É preciso desenvolver medidas que visem à melhoria da condição oral e da qualidade de vida desses pacientes, a fim de prevenir e minimizar os efeitos negativos e/ou complicações decorrentes da terapia antineoplásica e do curso da própria doença. Para tanto é necessário que o cirurgião-dentista esteja inserido na equipe multidisciplinar da equipe oncológica para reconhecer e tratar as complicações orais oriundas do tratamento antineoplásico no Serviço de Oncologia do Hospital da Santa Casa de Alfenas, sul de Minas Gerais, a fim de minimizar a morbidade e as interrupções do tratamento proposto, melhorar a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes em tratamento antineoplásico.

Beneficiário
Todos os pacientes atendidos no Hospital da Santa Casa de Alfenas que apresentarem complicações orais em decorrência do tratamento antineoplásico.