DECOMPONDO: COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Apresentação
O presente projeto, que se iniciou em 2015, dará seguimento às suas atividades, focando este ano no processo de compostagem para geração de adubo orgânico, proveniente dos rejeitos sólidos orgânicos do restaurante universitário e do restaurante Á Baiuca, numa parceria inédita com a Fundação Jardim botânico de Poços de Caldas (FJBPC). A implementação de espaços voltados a tais práticas, especialmente dentro de um ambiente de formação e de trabalho, permitem que novos valores sejam cultivados, promovendo a mudança de atitudes, a geração de novos conhecimentos, e, em última análise, incremento da qualidade de vida. O campus de Poços de Caldas, além de estar cercado por uma exuberante natureza, possui uma ampla área desocupada, com enorme potencial de práticas sustentáveis que podem ressaltar o contato com a natureza e com atividades sustentáveis. O projeto visa atender a comunidade universitária e externa, especialmente na parceria com a FJBPC.

Objetivos
- Destinação correta de resíduos sólidos orgânicos; - Geração de composto orgânico para horticultura, viveiro de mudas e jardinagem; - Suporte para atividades de educação ambiental, em visitas guiadas;

Justificativa
A gestão de resíduos sólidos é um problema grave e crescente em qualquer cidade, por uma série de motivos: coleta onerosa, local de descarte, exigências e multas dos órgãos ambientais, resistência das pequenas vizinhas às grandes cidades em ceder terrenos para novos aterros sanitários, catação por pessoas carentes, proliferação de ratos, insetos, doenças, etc. Ainda que haja iniciativas majoritariamente voltadas para a gestão de resíduos sólidos secos, a gestão de sólidos orgânicos (RSO) ainda encontra resistência para efetiva implementação. Esta fração dos resíduos ainda é frequentemente destinada de forma inadequada em uma quantidade significativa e preocupante, sem que haja um destino apropriado, acarretando em risco ambiental e social. Uma das destinações possíveis aos RSOs é a compostagem, que conta com uma diversidade de métodos. O produto principal da compostagem é um composto orgânico sólido e/ou líquido, utilizado geralmente em atividades de jardinagem e/ou horticultura. Neste sentido, o projeto justifica-se ao considerarmos a alta demanda de produção de RSO em estabelecimentos comerciais e residenciais, a falta de uma gestão adequada por parte do poder público municipal, e a alta demanda por composto orgânico no campus da UNIFAL-MG (Poços de Caldas) para fins de jardinagem, bem como da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC) – instituição parceira neste ano.

Beneficiário
Todos os estudantes de graduação e pós-graduação, servidores e funcionários terceirizados do campus. Ainda, serão também beneficiados os funcionários e usuários da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, que conta com visitas de escolas - dando maior visibilidade ao projeto.