OFICINAS INTERATIVAS DE ARTE E CULTURA: DE CORPO E ALMA

Apresentação
Projeto elaborado para atender aos objetivos da UNATI, com oficinas interativas abordando atividades culturais e artísticas, objetivando melhorar a capacidade fisiológica e cognitiva, favorecendo o bem estar mental e psíquico dos sujeitos envolvidos. Sustentadas na epistemologia Freiriana, as oficinas provocam a ação ativa da pessoa idosa, e em cada abordagem estimula de diferentes formas, a capacidade cognitiva e motora das pessoas com idade de 60 anos ou mais. A perspectiva e melhorar a qualidade de vida e trazer benefícios à este grupo populacional, que precisa de muito estímulo e espaços de troca e socialização. A proposta é realizar atividades que possibilitam resgate das artes e ofícios tradicionais, bem como movimentação do corpo, estimulando a coordenação motora, a memória e a concentração, por meio da construção de artesanatos com fios, pinturas em tecido e em tela, trabalhos com argila, música, teatro, atividade física, desenhos, dança, música, ioga, dentre outros.

Objetivos
- Buscar estimular a população envolvida sobre a relevância das atividades culturais, artísticas e lúdicas na qualidade de vida da pessoa idosa; - desenvolver atividades que envolvam, música, artesanato, culinária, dentre outras, para resgate da cultura tradicional e que forneça atributos lúdicos para melhorar aspectos na qualidade de vida das pessoas envolvidas no projeto, reconhecendo e valorizando a cultura local; - Buscar interagir com os idosos participantes das atividades de forma a trocar saberes e melhorar a compreensão sobre a necessidade, os limites e as possibilidades do desenvolvimento de atividades físicas, culturais e lazer que garantam a participação das pessoas com mais de 60 anos de idade, reconhecendo e valorizando a cultura local.

Justificativa
Com o crescente crescimento da população acima de 60 anos, as projeções para 2050 são de que 19% da população brasileira esteja nesse grupo etário, devido ao principal fenômeno demográfico do século XX, conhecido como envelhecimento populacional, que ocorre em diferentes momentos ao redor do mundo (Nasri, 2008). O aumento do número de idosos e expectativa de vida necessita ser acompanhado pela melhoria e manutenção da saúde e qualidade de vida, sendo que este fato tem exigido respostas, principalmente, no que diz respeito, às políticas de saúde e sociais dirigidas a essa população (Lima et al., 2009). Torna-se importante que a sociedade, as instituições e o poder público auxiliem as pessoas na preparação para um envelhecimento saudável e passem a ver o idoso como uma das prioridades para fomento e ampliação de programas que visem a melhoria da qualidade de vida destas pessoas. Diante dessa realidade, uma equipe de docentes, técnicos de diferentes áreas da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG (Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição), vem desenvolvendo trabalhos, estudos e pesquisas relacionadas aos idosos e, partindo dos pressupostos de que a UNIFAL-MG é uma instituição formadora de recursos humanos em saúde e tem a responsabilidade de capacitar profissionais para atuar na área geronto/geriátrica. Ela pode possibilitar espaços que permitam esse grupo populacional interagir com outras pessoas de diferentes idades, que permita difundir a importância da prática consciente, lúdica, solidária e com autonomia das atividades físicas, esportivas, culturais e de lazer para o envelhecimento saudável é de suma importância. Poderá ampliar as oportunidades de participação dos sujeitos com mais de 60 anos em atividades que resgatam a cultura, a arte, a música, a culinária tradicional, o fazer artesanatos, participar de atividade física direcionada, proporcionando não somente o lazer, mas, permitindo a integração social, o bem estar geral, psicomotor, cognitivo, afetivo e relacional. Nesses momentos a academia com seus arsenal teórico-metodológico pode e deve provocar reflexões, trocas de saberes, produção de novos conhecimentos a partir destas interações, visando melhorar as práticas em saúde com vistas a atender as reais necessidades da população de maneira mais efetiva possível. Desse modo, avaliar as condições de vida do idoso é importante para o desenvolvimento de alternativas válidas de intervenção em programas de saúde, políticos e sociais.

Beneficiário
Pessoas com 60 anos ou mais.