60+, REDES SOCIAIS

Apresentação
Trata-se de uma proposta de utilização do Facebook™ por idosos como uma ferramenta de promoção de saúde e inclusão digital. Os idosos participantes aprenderão a usar o Facebook™ e utilizarão seus perfis para divulgarem receitas tradicionais saudáveis e nutritivas. Para tanto, serão organizados encontros semanais onde os idosos receberão orientação de graduandos dos cursos de Nutrição e Ciências da Computação.

Objetivos
Capacitar idosos para utilização de computadores, especificamente para o uso do facebook. Estimular os idosos a estabelecerem e manterem redes sociais por meio da utilização do Facebook. Oferecer orientações a respeito de alimentação saudável na velhice.

Justificativa
Há forte associação entre redes sociais e melhores condições de saúde na velhice. No entanto, o estabelecimento e manutenção dessas redes é um desafio, já que o próprio processo de envelhecimento leva a uma redução no número contatos sociais dos indivíduos. Nesse sentido, o Facebook™ pode ser uma ferramenta útil e, por isso, justifica-se a importância do desenvolvimento desse projeto. Por definição, Facebook™ é uma rede social digital que proporciona aos seus integrantes um espaço de encontro, interação e discussão de ideias. O uso de computadores, por si só, já é reconhecido como um fator que pode melhorar o desempenho cognitvo de idosos. Usar computadores para acessar o Facebook™ pode ser ainda melhor, uma vez que além dos benefícios para cognição, o uso dessa mídia social pode estimular o estabelecimento e manutenção das redes sociais. Além disso, os idosos que participarão desse projeto receberão orientação nutricional para adaptarem receitas tradicionais e as divulgarem em seus perfis. Ou seja, o tema propulsor das discussões no Facebook™ envolverá alimentação saudável, o que também pode influenciar positivamente a saúde dos mesmos ao disponibilizar informação de qualidade sobre um tema que também é relevante quando se trata de velhice. No mais, os resultados desse projeto podem influenciar políticas públicas ao propor a utilização de uma ferramenta de promoção de saúde do idoso e que favorece a inclusão social e digital dos mesmos.

Beneficiário
Indivíduos com idade de 60 anos ou mais participantes da UNATI (Universidade Aberta a Terceira Idade) da UNIFAL-MG).