CUIDADOS PALIATIVOS: DA TEORIA À PRÁTICA, DA UNIVERSIDADE PARA A SOCIEDADE

Apresentação
O Programa "Cuidados Paliativos: da teoria à prática, da universidade para a sociedade" tem como objetivo desenvolver atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura com vistas a favorecer a disseminação do conhecimento acerca dos Cuidados Paliativos entre a comunidade acadêmica e a sociedade, além de contribuir para a formação de alunos e profissionais de saúde na área. O Programa será composto por três projetos de extensão. Ainda, promoverá a realização do III Simpósio de Cuidados Paliativos e Dor da UNIFAL-MG.

Objetivos
Contribuir para a disseminação da temática dos Cuidados Paliativos entre a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG por meio do projeto de extensão "Conversando sobre Cuidados Paliativos"; contribuir para a disseminação da temática entre a sociedade por meio dos eventos a serem realizados (palestras, simpósio, entre outras); contribuir para a educação permanente dos profissionais da atenção básica de Alfenas na área de cuidados paliativos por meio do projeto de extensão "Roda de conversa em cuidados paliativos na atenção primária à saúde"; contribuir para o desenvolvimento profissional de alunos de cursos de graduação da área de saúde da UNIFAL-MG por meio do projeto de extensão "Desenvolvimento humano e escuta terapêutica" que visa beneficiar os alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação (essencial na abordagem relacionada aos cuidados paliativos), e pessoas da comunidade por meio do oferecimento de momentos de escuta terapêutica.

Justificativa
O Programa se justifica pela demanda de disseminação do conhecimento acerca dos Cuidados Paliativos entre todos os envolvidos/interessados no sistema de saúde: usuários, profissionais de saúde e gestores. Diante do contexto de transição demográfica e epidemiológica que vivenciamos, torna-se cada vez mais necessária a abordagem de questões relacionadas à população idosa e às doenças crônicas. Assim, é papel da universidade contribuir para que o conhecimento produzido em seu meio seja disseminado entre a sociedade, contribuindo para a formação de acadêmicos e profissionais de saúde, além de favorecer o acesso da população a este tipo de cuidados.

Beneficiário
Alunos de graduação da UNIFAL-MG, profissionais de saúde da Atenção Primária de Alfenas e adultos acometidos por condições crônicas ou por vulnerabilidades associadas ao envelhecimento direcionados ao projeto por instituições de saúde, organizações não governamentais ou outros serviços.