ARTE DE SALÃO

Apresentação
Este projeto pretende divulgar e permitir que a população de Alfenas e região tenha acesso a diferentes ritmos de danças. Estas danças vêm ganhando ênfase nos grandes centros e oferecem oportunidades para o crescimento da cultura e das atividades interpessoais. Com este projeto, pretendemos fomentar oportunidades para que nossa comunidade desfrute dos benefícios que a dança traz à humanidade.

Introdução
Uma Universidade, para caracterizar esse título, deve oferecer um universo de áreas de conhecimento e qualificação à comunidade acadêmica de modo a prepará-la à sociedade. Neste universo, espera-se que o acadêmico tenha acesso não somente às várias áreas de conhecimento técnico e científico, mas também a possibilidade de confrontar seus ideais e conceitos de forma crítica frente ao mundo que o cerca. As artes, neste aspecto, tornam-se um grande elemento na formação do cidadão. Por oferecer vários benefícios diretamente ao indivíduo, as artes trazem melhorias aos ambientes sociais, permitindo que todos se beneficiem. As danças de salão são caracterizadas por danças enlaçadas e realizadas por casais. Não existe interferência em se aprender mais de uma dança ao mesmo tempo, o que permite aos interessados acrescentar, a cada momento, novas técnicas de várias danças em seus repertórios. Neste projeto, o estudo e desenvolvimento em nossa sociedade de danças de salão vem trazer novas aberturas sociais aos cidadãos da comunidade Alfenense e região. Com o foco em divulgar estas belas danças, o projeto se propõe a transmitir os conhecimentos que seu coordenador e os demais membros da equipe colecionaram ao longo do tempo em que assistiram a aulas e participaram de festas dançantes. Como resultado imediato, os inscritos serão capazes de identificar as músicas que são dançadas em diversos estilos, os elementos que formam a base de cada dança e a relação de respeito e compartilhamento de convivência entre os que fazem da dança um estilo de vida. Com cunho altamente prático, este projeto exige poucos recursos para sua execução e abrange vários estilos de dança de salão, separadas por módulos e tendo, para cada estilo, níveis diversificados. A quantidade de módulos é definida para cada estilo de dança, sendo que outros estilos de dança de salão podem surgir e fomentar o interesse em se criar novos módulos, tanto pelos membros da equipe executora do projeto como pelo interesse do público. Mesmo assim, citamos módulos já definidos e de grande interesse: módulo de samba de gafieira; módulo de forró; módulo de samba rock. Para cada módulo, os níveis podem ser identificados como: I-Básico; II-Intermediário; III Avançado. Cada nível perdurará por um semestre letivo. A Dança pode mudar a vida das pessoas! Obviamente, em um país que hoje vive conflitos sociais, étnicos e com um poderio intocável que manipula a massa em prol de benefícios particulares, como na política e na televisão, iniciar em uma cidade do interior projetos que geram grupos de dança é uma forma independente e elegante de promover cidadãos mais dignos e com alternativa às limitações culturais que nos cercam.

Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo oferecer aulas de forró, samba rock e samba para a comunidade acadêmica e alfenense. Com isso, pretende-se melhorar a qualidade de vida da sociedade alcançada direta ou indiretamente pela ação deste projeto.

Objetivos Específicos
Este projeto tem como objetivo: a) divulgar e permitir que a população de Alfenas e região tenha acesso a diferentes ritmos de dança. As quais vêm ganhando ênfase nos grandes centros e oferecem oportunidades para o crescimento da cultura e das atividades interpessoais; b) permitir que pessoas interessadas em dança tenham a oportunidade de participar de dos estilos de dança a serem oferecidos; c) formar um grupo de pessoas que compartilham os interesses pela dança para aprender e praticar em espaços públicos; d) consolidar o título de Universidade à nossa Instituição por aumentar a oferta de artes à nossa sociedade; e) compartilhar os conhecimentos adquiridos pelo coordenador do projeto e sua equipe a todos que possam interessar; f) buscar o reconhecimento regional da necessidade de se oferecer ambientes públicos voltados à dança; g) aproveitar, ao máximo, todos os benefícios que a dança proporciona às pessoas.

Justificativa
Todo aprendizado agrega crescimento ao aprendiz. A dança, uma arte milenar e tão distante aos que habitam vastas áreas do interior do Brasil é proposta neste projeto e justificada pelos benefícios que as pessoas podem alcançar individualmente ou em grupo e, consequentemente, permitindo novos avanços sociais. Individualmente, citam-se: bem estar; conhecimento corporal; interação entre ritmo musical e coordenação motora; substituição do tempo vulnerável pela atividade física e recreativa; e crescimento intelectual, dentre outras. Já em relação ao grupo social, citam-se: a formação de pessoas que interagem em sociedade com mais respeito e convivência interpessoal; uma alternativa para minimizar os efeitos das redes sociais virtuais que vêm quebrando o contato direto entre as pessoas; e a diversão mais saudável e respeitosa, dentre outros.

Beneficiário
Comunidade alfenense e universitária.