REUNIÕES DO NÚCLEO DE ESTUDOS AMERICANOS (NEA)

Apresentação
Trata-se de projeto de extensão cuja finalidade é a operacionalização, por meio de reuniões de estudos, do Núcleo de Estudos Americanos (NEA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). O referido Núcleo, coordenado pelo professor Raphael Nunes Nicoletti Sebrian, foi criado em 2012 como um programa de extensão, depois como um projeto de extensão. Vincula-se ao curso de História da UNIFAL-MG e tem como objetivo promover, na universidade e na cidade de Alfenas e região, atividades nas quais serão discutidos temas, abordagens, problemas e interpretações acerca da História da América, com o intuito de permitir aos participantes, alunos ou não do curso de História da UNIFAL-MG, o aprofundamento da compreensão dos temas e questões debatidos. Eventualmente, dessas reuniões resultarão projetos e propostas de pesquisa, que poderão ser objeto de discussão no âmbito das reuniões do NEA.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O Núcleo de Estudos Americanos (NEA) justifica-se plenamente, na medida em que no referido Núcleo desenvolver-se-ão atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo a indissociabilidade entre as três dimensões que compõem a universidade. Como ainda é preciso vincular o curso de graduação em História da UNIFAL-MG de forma mais estreita à comunidade acadêmica (discentes e docentes) da universidade e também à comunidade externa, da cidade de Alfenas e região de abrangência, um Núcleo coordenado por um professor-pesquisador especializado em História da América será, sem dúvida, uma iniciativa que permitirá o estreitamento desses vínculos internos e externos.

Beneficiário
Discentes de graduação da UNIFAL-MG (do curso de História e/ou de outros cursos), docentes da UNIFAL-MG, discentes e docentes de Escolas públicas da cidade de Alfenas e região.