GENÉTICA PARA TODOS 2019

Apresentação
A presente proposta fundamenta a continuação das atividades do Programa extensionista: Genética para Todos, o mesmo que iniciado em 2018, tem como missão contribuir com o desenvolvimento humano através de ações extensionistas totalmente interligadas no âmbito da Genética Humana, se enquadrando dentro dos objetivos estratégicos do plano de desenvolvimento institucional 2016-2020 da UNIFAL-MG, e que através das suas diferentes ações dirigidas à comunidade interna e externa da Unifal-MG, almeja transformar a sociedade através do desenvolvimento acadêmico, científico e socioassistencial dos seus membros participantes e beneficiários, fortalecer o desenvolvimento de pesquisas relevantes no campo da genética clínica, genética oncológica, citogenética humana, e principalmente, desenvolver uma consciência extensionista transformadora de alto impacto social entre seus membros, objetivando se consolidar como um Programa de referência na área da Genética Humana dentro e fora da nossa instituição

Objetivos
-Consolidar os projetos extensionistas Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica da Unifal-MG e Liga Acadêmica de Oncologia da Unifal-MG, ambos centralizados na área genético-acadêmico-assistencial. -Aprimorar conceitualmente a nossa comunidade através da realização de evento de porte regional: O I Workshop de Genética Oncológica, o mesmo que será desenvolvido pelos membros dos projetos extensionistas de Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica (LAGHM-Unifal) e a Liga Acadêmica de Oncologia da Unifal-MG (LAO-Unifal). -Capacitar recursos humanos (docentes, profissionais, técnicos e estudantes) na especialidade de Genética Humana, tanto na abordagem clínica, laboratorial e de pesquisa, quanto na sua visão sócio-extensionista vinculado à equipe de pesquisa do Laboratório de Genética Humana da Unifal-MG. -Fortalecer o papel dos projetos de pesquisa (básica e aplicada) desenvolvidos pelo Laboratório de Genética Humana da Unifal-MG no desenvolvimento extensionista do Programa Genética para Todos e a comunidade externa. -Desenvolver o II Curso Teórico Prático de Citogenética Humana e Mutagênese, que contribuirá significativamente com o aprimoramento especializado de profissionais e discentes de pós-graduação de todo a região/país. -Consolidar a ação extensionista Serviço de Genética Humana e Médica, enquadrada dentro dos termos de Prestação de Serviços, e destinada ao diagnóstico genético voltado para a comunidade externa, permitindo atender a demanda assistencial da cidade e região Sul Mineira, a formação de recursos humanos da nossa instituição na área genético-laboratorial e ao desenvolvimento científico na área.

Justificativa
Considerando a realização das ações extensionistas realizadas entre os anos 2016-2017, todas elas integradas pela temática de Genética Humana, tais como: Projeto Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica da Unifal-MG (PREAE 3289), Projeto Liga Acadêmica de Oncologia da Unifal-MG (PREAE 3290), os eventos: I Simpósio da Liga Acadêmica de Oncologia - Medicina Unifal (PREAE 2837), I Simpósio de Genética Humana da Unifal-MG (PREAE 3228), e I Curso de Atualização Teórico-Prático em Citogenética Humana e Médica (PREAE 3272), além de todas as ações desenvolvidas no ano 2018 no contexto da primeira versão do Programa Genética para Todos (PREAE: 3482) já com relatórios devidamente finalizados, enviados e aprovados. Todas elas, fundamentais para a consolidação da nossa experiência extensionista na nossa instituição. Considerando a intensa atuação de acadêmicos e profissionais especialistas nesta área do conhecimento e participantes das diferentes ações propostas, além da infraestrutura adequada dentro da nossa instituição. Considerando a repercussão benéfica que este programa continuará promovendo na formação acadêmico-científica da comunidade discente e docente da Unifal-MG, em especial os alunos dos diferentes cursos da nossa universidade, especialmente de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Biotecnologia e outros, assim como o impacto positivo na área da saúde da nossa população. Torna-se de extrema relevância a continuidade do Programa Genética para Todos no contexto acadêmico, científico e extensionista da nossa instituição para o ano 2019.

Beneficiário
Público em geral, membros discentes e docentes das equipes realizadoras dos projetos, eventos e cursos propostos pelo programa. Discentes dos diferentes cursos da Unifal-MG.