EU SOU VOLUNTÁRIO

Apresentação
A Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIFAL assiste um grande número de pacientes com doenças crônico-degenerativas e agudas, sendo que, apenas o atendimento oferecido pelo estágio obrigatório (dois últimos semestres) torna-se insuficiente, já que os alunos atendem uma grande demanda de pacientes da comunidade externa de baixa renda. Desta maneira, para que um maior número de pacientes seja assistido, em especial pacientes críticos, o Projeto de Extensão “Eu sou Voluntário” da UNIFAL, visa oferecer campo de atividade prática voluntária aos alunos do quinto ao décimo período do curso de fisioterapia. O projeto também conta com equipe multiprofissional, recebendo alunos do curso de nutrição para controle metabólico e ponderal.

Objetivos
Realizar avaliações, intervenções fisioterapêuticas em pacientes com doenças crônico-degenerativas e agudas na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL e ações de equoterapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE-Alfenas; - Realizar avaliações e intervenções nutricionais em pacientes com alteração ponderal ou metabólica na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL; - Realizar educação em saúde utilizando estratégia de "roda de conversa" realizadas na salas de espera e com temas abordados de acordo com a demanda da sociedade; - Permitir a inserção do aluno em atividades sociais e acadêmicas; - Elaborar atividades de pesquisa a partir dos dados obtidos durante os atendimentos prestados aos pacientes na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL, a fim de melhorar a assistência fisioterapêutica aos mesmos; - Realizar discussões sobre o quadro clínico, condições de saúde e elaboração do programa de tratamento fisioterapêutico baseado em evidencias dos pacientes do projeto.

Justificativa
Ao ingressar na graduação, o acadêmico da área de saúde busca uma formação básica, visando seu futuro profissional e os desafios da profissão escolhida e do mercado de trabalho. Para formar este profissional, um curso da área da saúde, deve garantir saberes teóricos e práticos, voltados para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Estudos já comprovam a importância de projetos de extensão nesta formação básica do aluno, o qual se envolve em atividades teóricas e práticas, pela articulação ensino-pesquisa–extensão. O Projeto de extensão “Eu sou Voluntário” objetiva a formação básica do aluno, pois possibilita ao mesmo desenvolver as atividades práticas, de ensino e de pesquisa e ainda trata-se de uma atividade prática voluntária, colocando o acadêmico como sujeito ativo da assistência à saúde, por meio de suas ideias e conhecimentos. Assim, entende-se que esta atividade propicia ao acadêmico um crescimento para sua prática ética, profissional e pessoal (FERNANDES, TAKAHASHI, 2001). Os alunos que optarem realizar atividades voluntárias, por interesse próprio, terão a oportunidade de conhecer e vivenciar o papel de um profissional inserido na Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIFAL-MG. Desta maneira, além do acadêmico dar continuidade ao atendimento de pacientes, ainda irá exercitar a criatividade, o questionamento e se tornar protagonista do seu aprendizado, aprendendo a construir seu fazer, e tornando-se um profissional habilitado às práticas fisioterapêuticas ou de outra formação. Vale destacar ainda, que o projeto de extensão atende a uma população de baixa renda do município de Alfenas-MG. Os benefícios da fisioterapia e de outras áreas da saúde nesta população podem proporcionar uma melhora do bem-estar físico e, consequentemente da qualidade de vida destes cidadãos. Com isso, é possível reintegrá-los à sociedade, aprimorando suas funções de autocuidado, lazer e laborais. Visando o bem estar desta população, o objetivo do projeto é assistir indivíduos com doenças crônico-degenerativas e em fase aguda por meio de cuidados oferecidos pelos acadêmicos do quinto ao nono período do curso de fisioterapia e acadêmicos do curso de nutrição. Baseado no exposto acima se destaca a importância de programa de atividade prática voluntária com alunos voluntários das áreas de saúde. Além de proporcionar formação cidadã e ética dos acadêmicos, pela convivência interdisciplinar e com a sociedade, permitirá continuidade ao atendimento de população que não apresenta condições de realizar tal tratamento em outros locais, permitindo a manutenção da qualidade de saúde destes pacientes e melhorando a realidade social de atenção à saúde.

Beneficiário
Serão beneficiados com o Projeto de Extensão "Eu sou Voluntário" os discentes envolvidos, a comunidade externa e os servidores da UNIFAL-MG.