SEMINÁRIOS EM MATEMÁTICA

Apresentação
Apresentamos a proposta da reedição do evento chamado “Seminários em Matemática”, cujo objetivo é criar um ambiente de troca de saberes, ensino, divulgação e aprendizagem de temas relacionados a área de Matemática e Matemática Aplicada por meio de exposições de pesquisas e diversos assuntos por discentes, docentes e convidados da comunidade externa.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O objetivo dessa proposta é introduzir um ambiente de divulgação, de discussão da matemática, e do funcionamento da construção dessa ciência e da sua estrutura. Vários estudos (PERIUS, 2012) mencionam que a aprendizagem em matemática é mais eficaz quando ela é vista através das construções lógicas e das suas regras abstratas em vez de simplesmente entender a matemática como um conjunto de fórmulas que podem ser usadas dependo de um determinado contexto. Por outro lado, temos também interesse de mostrar a conexão da matemática com outras áreas do conhecimento e de como essa interação enriquece o desenvolvimento científico de ambas as ciências, dessa forma valorizando não só a matemática como outros campos.

Beneficiário
Os discentes do curso de Matemática – Licenciatura e de outros cursos, discentes do curso de pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria, os docentes do Instituto de Ciências Exatas e de outros institutos, e membros da comunidade externa.