ODONTOLOGIA HOSPITALAR PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS

Apresentação
A Odontologia Hospitalar caracteriza-se por um conjunto de estratégias que visam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das manifestações bucais que afetam o paciente hospitalizado. O cirurgião-dentista atua de forma ativa juntamente a uma equipe multidisciplinar da instituição. Torna-se indispensável a presença do dentista na promoção de saúde de pacientes oncológicos, visto que a cavidade bucal é um sítio comumente afetado por lesões oriundas do tratamento oncológico. Este projeto tem por objetivo realizar uma pesquisa no Hospital Santa Casa de Alfenas (MG), o qual será feita através da coleta de dados dos pacientes em tratamento antineoplásico. Os dados serão analisados para avaliar as prevalências das manifestações orais nos pacientes em tratamento oncológico em relação ao sexo, idade e tipo de tumor/tratamento. Além disso, orientar e promover cuidados odontológicos antes, durante e após as terapias antineoplásicas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Objetivos
(i) Obter, analisar e documentar dados referentes à saúde bucal dos pacientes; (ii) Analisar dados obtidos e avaliar as prevalências das manifestações orais nos pacientes em tratamento oncológico em relação ao sexo, idade e tipo de tumor/tratamento; (iii) Traçar novas estratégias para buscar uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes internados;(iv) Orientar os pacientes quanto aos hábitos de higiene oral e a dieta; (v) Orientar aos pacientes usuários de prótese (parcial ou total) quanto à higienização visto que são focos de infecção; (vi) Orientar os pacientes com relação a remoção de hábitos nocivos como álcool e o fumo; (vii) Realizar exame clínico e avaliar as necessidades de cada paciente; (viii) Realizar procedimentos profiláticos em pacientes sob tratamento oncológico; (ix) Realizar biópsias de lesões bucais; (x) Tratar lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico; (xi) Auxiliar e instruir a equipe que realiza a higienização oral do paciente, para que seja dada a devida atenção à cavidade bucal da maneira mais eficiente possível. (xii) Orientar e analisar, através de uma extensão a parte do leito hospitalar, a população de Alfenas acerca do câncer, principalmente o que acomete a cavidade oral.

Justificativa
Com o crescente número de pacientes oncológicos e onco-hematológicos atendidos na Santa Casa de Alfenas-MG, torna-se necessário a inserção do cirurgião-dentista no leito hospitalar, visto que o tratamento oncológico é um potencial causador de manifestações orais no paciente, o qual pode acometer a qualidade de vida do internado, e até mesmo agravar o seu quadro clínico. Portanto, o serviço de Odontologia Hospitalar visa proporcionar aos pacientes conforto e promoção de saúde.

Beneficiário
Usuários dos serviços oncológicos da Santa Casa de Alfenas - MG, os discentes, visto que o projeto visa a difusão e a troca de conhecimentos entre os acadêmicos, professores e profissionais atuantes no hospital e, também, a população em geral, visto que serão realizadas exposições em praça pública.