MAT PILATES NA UNAPI

Apresentação
O sedentarismo é um fator de risco para inúmeras doenças, está relacionado a dois milhões de mortes anualmente em todo o mundo e é considerada uma epidemia, já que compromete cerca de 70% da população global. Desta forma, a atividade física orientada torna-se um forte aliado contra o sedentarismo, dentre elas, uma que tem sido muito utilizada como prevenção desta, é o método Pilates. Esse método pode ser realizado tanto em um stúdio, com equipamentos específicos para a modalidade como no solo denominado também como Mat Pilates ou Pilates de solo. Tanto o Pilates em stúdio como o Mat Pilates utilizam de uma série de posturas (com ou sem aparelhos) para melhorar a força muscular, e é indicado para diminuir o índice de sedentarismo da população, melhorar a capacidade funcional, a autoestima, concentração, consciência corporal, priorizando a saúde e qualidade de vida, o que se torna uma atividade muito importante para os idosos.

Objetivos
- Melhorar a postura corporal dos indivíduos - Ganhar resistência muscular - Ganhar a flexibilidade muscular - Melhorar a qualidade de vida - Promover, prevenir e reabilitar os indivíduos - Oferecer ambiente de geração de conhecimento propício para a formação de estudantes de graduação na área de saúde.

Justificativa
Com o envelhecimento, outros cuidados com a saúde física e mental, precisam de uma atenção especial. Vários são os sintomas que o envelhecimento trás ao indivíduo e os exercícios físicos, como o Mat Pilates, torna-se um importante aliado na prevenção da saúde e qualidade de vide deste público, além disso, a inatividade física é o quarto fator principal de risco para mortalidade em todo o mundo (OMS) que acarreta o aumento do risco cardiovascular, obesidade, acidente vascular encefálico, diabetes, depressão e demência (Pratt et al., 2014; Blondell et al., 2014; Lee et al., 2012). Outra tendência da população em geral é a diminuição de atividades físicas com o envelhecimento, o que contribui para agravar o comprometimento do sistema musculoesquelético.

Beneficiário
Serão beneficiados os participantes do UNAPI/UNIFAL-MG e alunos do curso de fisioterapia e professores.