CURSO DE PRÉ-INCUBAÇÃO DE EMPRESAS - 4A EDIÇÃO

Apresentação
De acordo com Ferreira (2016), cursos de Pré-Incubação são iniciativas desenvolvidas no âmbito de incubadoras de empresas, com o objetivo de promoção de um ambiente no qual ideias e projetos inovadores podem ser validados com foco no seu mercado de atuação e a viabilidade de seus produtos e serviços. Assim, o Curso de Pré-Incubação de Empresas visa o suporte à discentes, docentes, inventores e empreendedores externos que possuam uma ideia de empreendimento e que precisam de orientação para transformá-las em um negócio. Ressalta-se que essa é a quarta edição do curso de Pré-Incubação de Empresas, cuja coordenação é realizada pela Profa. Marcia Paranho em colaboração com a Incubadora NidusTec, e em cumprimento às atividades propostas em seu projeto aprovado pelo CNPq (bolsista de produtividade DT-02 - Processo 305516/2017-5), e por toda a equipe do projeto. Neste ano foram propostas alterações, e o curso (formato expandido) será oferecido uma vez neste ano, ampliando o numero de vagas.

Objetivos
I- Oferecer suporte para a construção do conhecimento por meio de cursos e oficinas para empreendedores nascentes; II- Fortalecer redes de contato entre participantes do curso e empresas incubadas; III- Promover eventos com participação direta dos ingressantes do curso; IV- Promover missões empresariais para os participantes.

Justificativa
Este curso se enquadra na intenção da Incubadora de Empresas de oferecer a comunidade ações no tocante do empreendedorismo, desenvolvimento de ideias e criação de empresas, ações estas raras nas dinâmicas regulares dos cursos de ensino médio e superior do Brasil. O foco do curso é proporcionar capacitações dotadas dos aspectos imprescindíveis ao empreendedor relacionados à autoconfiança, assertividade, liderança, criatividade, satisfação pessoal, entre outros. Essa iniciativa também se constitui em uma das estratégias adotadas pela Incubadora de Empresas da UNIFAL-MG - NidusTec, com vistas a capacitar o futuro empreendedor a atuar de forma transformadora sobre as organizações e a realidade da sociedade, por meio de atividades de aprendizado que fomentem o uso da razão, da intuição e da criatividade para a obtenção do domínio efetivo sobre os instrumentos de administração, gerência e comunicação, desenvolvendo competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e valores morais e éticos, pautados pelos princípios de cidadania e de responsabilidade social. Com isso, do ponto de vista da produção e construção do conhecimento, este projeto pretende oferecer ferramentas à população para que ela compreenda que seu protagonismo e suas ideias podem possuir enorme impacto social e econômico em nosso município e região.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, comunidade de Alfenas e região.