CUIDADO FARMACÊUTICO (CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO) NA CDM - CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS DE ALFENAS-MG E CLINICA DE FISIOTERAPIA DA UNIFAL

Apresentação
Atenção Farmacêutica (AF), atualmente também denominada Cuidado Farmacêutico, “inclui a determinação das necessidades de medicamento para um dado indivíduo e a provisão não somente do medicamento requerido, assim como, dos serviços necessários (antes, durante e depois do tratamento) para assegurar uma terapia perfeitamente efetiva e segura” (Brodie et al, 1980). Segundo Hepler (1985, 1987 e 1988), “a AF é uma relação feita em acordo, entre o paciente e o farmacêutico, na qual o farmacêutico realiza as funções de controle do uso dos medicamentos (com habilidades e conhecimentos apropriados), consciente de seu compromisso com os interesses do paciente”. Para Hepler e Strand (1990), a AF é “a prestação responsável de cuidados integrais relacionados com a medicação tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos paciente".

Objetivos
a) Empoderar os pacientes em relação à condição de saúde e o tratamento medicamentoso; b) Compartilhar experiências entre profissionais e pacientes sobre condições de saúde prevalentes na comunidade; c) Favorecer a integração ensino-serviço-comunidade; d) Criar momentos de vivência e partilha para que os acadêmicos, imersos na comunidade, ampliem seus conhecimentos teóricos e práticos.

Justificativa
Segundo dados do DataSus em 2013, podem ter ocorrido entre 1,2 milhão e 3,2 milhões de internações de urgência ligadas a problemas relacionados aos medicamentos, resultando em um custo estimado de R$ 1,3 bilhões e R$ 3,6 bilhões (Brasil, 2015). Estudos realizados em 2002 demonstraram que 28% das visitas ao pronto socorro estavam relacionados a problemas na farmacoterapia , e destes, 70% eram evitáveis. Sabendo que situação semelhante é observada no município de Alfenas, a presente proposta busca aproximar a academia das demandas apresentadas pela comunidade, numa prática integrativa pela qual há a promoção da qualidade de vida num diálogo entre acadêmicos, equipe de saúde e usuários de medicamentos.

Beneficiário
Pessoas que utilizam medicamentos para tratamento de seus problemas de saúde em Alfenas-MG.