CONVERSANDO SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS

Apresentação
Trata-se de projeto de extensão que tem como finalidade a abordagem de temáticas relacionadas aos Cuidados Paliativos entre os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Farmácia e Odontologia.

Introdução
O termo paliativo vem do latim pallium, que quer dizer aquilo que “protege”, “alivia” e “defende”. Os cuidados paliativos prestados por uma equipe multidisciplinar representam uma filosofia de cuidado que visa melhorar a qualidade de vida do paciente e de sua família, frente a uma doença que ameaça a continuidade da vida. Tem como principal objetivo a prevenção e alívio do sofrimento, por meio de sua identificação precoce, tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. Os profissionais de saúde devem desenvolver competências para cuidar, ouvir, demonstrar empatia e compreensão do sofrimento do outro. Outro aspecto a ser evidenciado nos cuidados paliativos é a atenção dispensada à família do enfermo, uma vez que esta também vivencia grande sofrimento durante o processo de adoecimento e morte de seu ente, o que demanda atenção e cuidados específicos por parte da equipe de saúde. No campo dos cuidados paliativos, é indispensável que o cuidado seja realizado por meio da prática interdisciplinar de uma equipe de saúde composta por profissionais de diversas disciplinas, visto a necessidade de um cuidado integral ao paciente e sua família. De acordo com a literatura, há a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde para atuarem na área de cuidados paliativos, sendo que a falta de abordagem deste conteúdo durante os cursos de graduação é apontada como um indicador desfavorável ao desenvolvimento dos cuidados paliativos.

Objetivo Geral
Promover a aproximação dos discentes dos cursos de graduação da área da saúde da UNIFAL-MG (Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Odontologia) com a temática dos Cuidados Paliativos.

Objetivos Específicos
Despertar nos discentes o interesse pelo estudo dos processos envolvidos nos Cuidados Paliativos; proporcionar aos integrantes do projeto auxílio na realização de trabalhos científicos na área dos Cuidados Paliativos; desenvolver grupos de estudo e discussões, palestras e cursos extracurriculares, campanhas de incentivo, conscientização e promoção relacionados aos interesses do projeto de extensão; prestar serviços à comunidade externa, quanto à divulgação da importância dos cuidados paliativos.

Justificativa
Considerando que o conteúdo de cuidados paliativos não é contemplado na grade curricular dos cursos de graduação da área de saúde da UNIFAL-MG, este projeto proporcionará aos seus integrantes oportunidade de conhecimento mais aprofundado sobre esta área, a qual está em franco crescimento tanto no contexto nacional quanto internacional. Quanto à comunidade externa, este projeto pretende fomentar a participação da população em atividades de âmbito universitário por meio do oferecimento atividades como simpósios, palestras, cursos e atividades assistenciais, com o objetivo de popularização dos cuidados paliativos.

Beneficiário
Acadêmicos dos cursos de graduação da área de saúde da UNIFAL-MG (Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Odontologia).