LIGA ACADÊMICA DE GENÉTICA HUMANA E MÉDICA DA UNIFAL-MG (LAGHM-UNIFAL-2019)

Apresentação
A Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica da Universidade Federal de Alfenas – LAGHM-UNIFAL tem como objetivo proporcionar a complementação e a consolidação prático-teóricas dos conceitos de Genética para os acadêmicos participantes, através da leitura, apresentação e discussão de artigos científicos recentes na área de Genética Humana permitindo assim, a atualização desses conceitos. Mais importante ainda, a LAGHM-UNIFAL pretende cumprir seu papel comunitário, através de uma troca de experiências entre o discente universitário e um centro assistencial-educativo importante na nossa comunidade local, compartilhando conhecimentos, realizando atividades educativas, assim como discutindo aspectos importantes da temática da Genética Humana e Médica, através da interação didático-pedagógica-assistencial com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Alfenas-MG.

Objetivos
Fortalecer e complementar fundamentos básicos da estrutura dos ácidos nucleicos e as variações desses aos níveis molecular e cromossômico. Capacitar o estudante e pesquisador para o entendimento e acerca das principais alterações genéticas de importância médica. Promover a relação entre teoria e prática dos conteúdos, no desenvolvimento de competências como identificação, prevenção e orientação educacional acerca de certas doenças na comunidade local. Interagir positivamente com a realidade social de alunos e famílias da escola da APAE-Alfenas, através de diálogos e conversas, criando uma interseção de experiências de vida que permitam aos envolvidos refletir sobre nosso papel social e entender melhor conceitos básicos da área Genética Humana. Transformar positivamente nossa sociedade através desta interação universidade-comunidade.

Justificativa
Com a evolução da tecnologia e dos métodos de estudo diagnóstico, houve um aumento da detecção precoce de diversas condições clínicas na área da genética humana. Devido a esse aumento e às novas tecnologias, conseguiu-se estabelecer várias correlações entre o genoma humano e as patologias encontradas na clínica médica. Além de diversas doenças altamente impactantes, como a hipercolesterolemia e a síndrome de Down, entre outras. Adicionalmente, alterações genéticas são um fator determinante no desenvolvimento do câncer, atualmente uma das principais causas de morte no mundo, levando a óbito 8,2 milhões de pessoas anualmente. Essas fortes correlações, nos levam a procurar e entender melhor como funcionam essas patologias e a discussão entre as diversas áreas básicas da saúde, como a medicina e a farmácia, auxilia esse entendimento e propões uma maior interdisciplinariedade entre os futuros profissionais. Diante deste panorama, o desenvolvimento de projetos que visem criar um aprimoramento acadêmico científico na área da Genética Humana, e ao mesmo tempo uma interseção com a nossa comunidade, são necessárias e urgentes no nosso contexto universitário. Assim, a renovação desta proposta se baseia nos bons resultados obtidos nas ações desenvolvidas em 2018 pela Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica, tais como a organização e realização do II Simpósio de Genética Humana da Unifal (com mais de 160 participantes efetivos), a participação na Semana da Ciência e Tecnologia, assim como no IV Simpósio Integrado da Unifal (sendo um deles selecionado para apresentação oral) (resumos em anexo), e a continuação na redação do nosso primeiro artigo científico de revissão dentro de uma área específica. Cabe ressaltar que o relatório das atividades realizadas em 2018 (PREAE 3483) foi devidamente finalizado, submetido e aprovado pelo CEUA da nossa unidade.

Beneficiário
Acadêmicos de diferentes cursos da Universidade Federal de Alfenas. Alunos, professores e famílias da APAE de Alfenas. Público em geral participante do II Simpósio de Genética Humana da Unifal-MG.