V SEMAT: AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇÃO DE PROFISSIONAL DA ÁREA DE MATEMÁTICA

Apresentação
Semana da Matemática da UNIFAL-MG/Alfenas (SEMAT) é um evento bianual cujo objetivo principal é fomentar as discussões e iterações entre os professores tanto em formação, quanto curso, como da rede básica de Ensino da microrregião onde está inserido o curso de Matemática-Licenciatura. Esse evento oportuniza um ambiente no qual docentes e discentes possam interagir, compartilhar experiências, discutir sobre as pesquisas que estão sendo realizadas em Matemática e áreas afins. O evento pretende promover o ensino e a pesquisa, divulgando trabalhos realizados no âmbito do curso, tais como Iniciação Científica, Iniciação à Docência, Trabalho de Conclusão de Curso e Projetos de Extensão, bem como fora dele. A SEMAT também oportunizará a estudantes e professores do ensino básico o reconhecimento do espaço público da Universidade, participando de atividades que desmistificam a Matemática como disciplina difícil, sem aplicações práticas e nada atraente.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A realização de semanas acadêmicas dentro dos cursos de nível superior é uma das exigências do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e deve ser parte integrante do calendário escolar. Como premissa básica, a semana deve ser caracterizada por atividades de extensão que contribuam para a formação do acadêmico, cujo objetivo fundamental a busca pela construção de conhecimento e tendo como base fundamental seu compartilhamento tanto entre a comunidade acadêmica quanto com os professores da educação básica como com os demais membros da comunidade que participarem do evento. Tanto a importância da Matemática no cotidiano das pessoas e quanto suas possíveis influências na sociedade sempre foram motivos de discussões. Nestas discussões surgem questões relacionadas com as dificuldades apresentas pela maioria dos alunos em relação ao interesse e à aprendizagem deste conteúdo, desde o ensino básico até as disciplinas de graduação e pós-graduação. Desta forma, este evento tem como motivação a necessidade de debate sobre as ações das instituições de ensino e do próprio poder público, discutindo estas questões e propondo possíveis soluções. Nos momentos dedicados a interação entre os participantes do evento, os professores da Educação Básica, Ensino Superior e professores em formação podem compartilhar experiências, discutindo e gerando uma possível reflexão sobre os problemas existentes e a discussão sobre possíveis caminhos e soluções para o Ensino de Matemática e as diferentes concepções da Matemática no meio acadêmico ou fora dele. Justifica-se então o evento através do caráter formativo e do caráter de divulgação do conhecimento matemático adquirido tanto internamente quanto fora da instituição.

Beneficiário
O evento é destinado aos alunos do curso de graduação em Matemática-Licenciatura, professores universitários, professores de Matemática da rede de ensino de Alfenas e aos demais interessados.