GRUPO DE ESTUDOS SOBRE SEMIÓTICA PEIRCEANA DA UNIFAL-MG

Apresentação
O Grupo de Estudos sobre Semiótica Peirceana da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG compreende a Fenomenologia e a Semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914) e os diálogos contínuos da professora e pesquisadora Maria Lucia Santaella Braga com o legado peirceano, diálogos que fizeram e fazem nascer publicações que firmam a importância de Peirce para a leitura dos processos sígnicos que se apresentam na contemporaneidade. Este grupo e o seu coordenador estão contemplados, desde 2012, na página do Centro Internacional de Estudos Peirceanos - CIEP - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Em 2018, a Professora Lucia Santaella vinculou este grupo de estudos ao Grupo de Pesquisa do Centro Internacional de Estudos Peirceanos. Acreditamos que essas ações são decorrentes do contínuo trabalho de estudo e divulgação da obra de Peirce no âmbito da nossa universidade.

Objetivos
- Continuar o estudo da Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce. - Iniciar o estudo da teoria Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal – aplicações na hipermídia, de Lucia Santaella. - Aplicar as teorias estudadas a análises de objetos das áreas de conhecimento dos membros do grupo. - Compreender as fases que integram o percurso analítico norteado pela fenomenologia e semiótica peirceanas. - Elaborar roteiros de análise que atendam as demandas específicas das diversas áreas do conhecimento representadas pelos membros do grupo. - Dar continuidade à promoção de eventos destinados aos públicos interno e externo, que contemplem a presença de pesquisadores da área de Semiótica, bem como apresentações dos conteúdos e leituras semióticas realizadas ao longo do processo de estudos do grupo.

Justificativa
A Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce apresenta-se como um instrumento potente para a leitura e a análise de representações geradas na contemporaneidade, representações estudadas pelas diversas áreas do conhecimento. Algumas dessas áreas, inscritas no contexto da UNIFAL-MG, tem demandado a elaboração de metodologias para o desenvolvimento de análises dessas representações.

Beneficiário
Docentes e Discentes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG. Docentes e Discentes de outras universidades. Docentes e Discentes da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio. Público geral - interno e externo - interessado.