FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA: ATIVIDADES TÉCNICO-GERENCIAS E CLÍNICO-ASSISTENCIAS

Apresentação
A farmácia universitária (FU) é um laboratório didático-especializado e representa um cenário de prática obrigatório para os cursos de Farmácia. Nesse contexto, devem ser realizadas nas FU atividades técnico-gerencias e clínico assistencias com vistas a assegurar o acesso e o uso racional de medicamentos, em benefício da saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Objetivos
- Realizar atividades técnico-gerenciais direcionadas à garantia do acesso a medicamentos de qualidade; - Ofertar atividades clínico-assistenciais à população de Alfenas-MG e comunidade acadêmica da UNIFAL-MG; - Promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão na UNIFAL-MG.

Justificativa
A promoção do acesso a medicamentos de qualidade é uma das diretrizes previstas na Política Nacional de Medicamentos e na Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Em adição, o incentivo ao uso racional de medicamentos, também previsto nessas políticas, emerge com destaque na atual fase em que se encontra a profissão farmacêutica: a fase do Cuidado. Nesse contexto, o farmacêutico deve assegurar as condições para que o usuário de medicamentos tenha acesso a medicamentos de qualidade, na dose adequada, na quantidade e pelo tempo necessários, bem como às orientações fundamentais para que utilize o medicamento de forma adequada. Isso garantirá o sucesso da farmacoterapia, considerando que os medicamentos utilizados serão indicados, efetivos, seguros e convenientes ao tratamento da condição de saúde apresentada pelo indivíduo. Outrossim, permitirá: a) o desenvolvimento de atividades voltadas à família e à comunidade, de forma integrada à equipe de saúde; b) o desenvolvimento de atividades voltadas a outros profissionais de saúde, buscando a qualificação e o compartilhamento de conhecimentos. Diante de tudo isso, a FarUni deve prestar serviços técnico-gerenciais e clínico-assistenciais, haja vista possuir estrutura física, recursos humanos e a missão precípua de consolidar o aprendizado de estudantes do curso de Farmácia da UNIFAL-MG.

Beneficiário
População de Alfenas-MG e comunidade acadêmica da UNIFAL-MG.