PLANTAS TÓXICAS: BELAS E PERIGOSAS

Apresentação
As plantas tóxicas são assim denominadas por apresentarem derivados do metabolismo da célula vegetal capazes de causar alterações com sintomas de intoxicação, podendo, em alguns casos, causar sérios transtornos provocando, até a morte da pessoa que fez a ingestão da espécie tóxica. No Brasil, a cada dez caso de intoxicação por plantas, seis ocorrem em crianças menores de nove anos. Isso está relacionado com a presença das espécies tóxicas nos ambientes públicos (praça, jardins, parques entre outros) e escolares. As intoxicações entre adultos também são frequentes, sendo causada, principalmente, pelo uso indevido e inadequado de espécies medicinais confundidas com as tóxicas, além de do uso ilícito de plantas alucinógenas e plantas abortivas. O objetivo do projeto é realizar trabalhos educativos e preventivos sobre plantas tóxicas junto a população de Alfenas e Região, visto que a principal causa de intoxicação por espécies vegetais é pela falta de conhecimento das mesmas.

Objetivos
-) Elaborar uma lista com as principais espécies tóxicas descritas na literatura; -) Capacitar um conjunto de alunos, de graduação, a respeito das plantas tóxicas descritas na lista (capacitação: conhecimento para identificar espécies tóxicas de espécies medicinais; conhecimento da composição química das espécies tóxicas; problemas de toxicidade causada pela espécie; possíveis tratamento da intoxicação); -) Elaboração do material de divulgação (pequeno livro informativo); -) Estabelecimento de ciclos de palestras entre os participantes do projeto e entre outros alunos dos cursos de graduação da UNIFAL-MG. -) Promover a divulgação dos conhecimentos e do material de divulgação para as pessoas residentes na cidade de Alfenas-MG e Região. -) Coletar novos dados de espécies com potencial tóxico trazido e/ou informado pela população participante.

Justificativa
As plantas tóxicas possuem substâncias que, por suas propriedades físico-químicas e químicas, que alteram o conjunto funcional orgânico humano, pois as mesmas são incompatíveis com a reações biológicas que ocorrem no organismo vivo. O grau de toxicidade depende da dosagem da substância e do indivíduo intoxicado. Embora haja substâncias tóxicas que, em dosagens mínimas, ocasionam sérios efeitos deletérios. Dados do Sistema Nacional de Informação Tóxico Farmacológica, coordenado pelo Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT-Fiocruz-SINTOX), revela que 84% do total das intoxicações, são acidentais. De cada dez casos de intoxicações por plantas no Brasil, seis são de crianças menores de nove anos. As intoxicações das crianças ocorrem, geralmente, com plantas cultivadas em vasos em ambiente domiciliar. Já as intoxicações de adultos, também são frequentes, sendo causadas principalmente, pelo uso inadequado de plantas medicinais (aqui há a confusão na identificação), plantas alucinógenas e abortivas. A intoxicação por plantas acontece, geralmente, por desconhecimento do potencial tóxico da mesma. Segundo Pinillos et al, (2003), a cultura e a desinformação da população, além da quantidade ingerida pelo acidentado são fatores que dificultam o diagnóstico e o tratamento em casos de envenenamento por plantas tóxicas. Sendo assim, o trabalho educativo referente ao conhecimento de plantas com potencial tóxico, se mostra de suma importância para prevenir os casos de intoxicação ocasionados pelo uso incorreto das espécies.

Beneficiário
O trabalho educativo será realizado em locais públicos da cidade de Alfenas-MG. Pretende com o desenvolvimento do trabalho, formar pessoas (adolescentes e adultos), capazes de reconhecer plantas com potencial tóxico. Além da capacidade de reconhecimento, pretende-se formar agentes disseminadores.