ATENDIMENTO A PACIENTES PORTADORES DE MALOCLUSÕES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE TRATAMENTO.

Apresentação
Esta prestação de serviços tem como proposta o atendimento de pacientes portadores de maloclusões que não se enquadram na triagem das clínicas e necessitam de intervenções ortodônticas atípicas. Serão realizados procedimentos ortodônticos em pacientes das clínicas da Faculdade de Odontologia com finalidade de possibilitar o restabelecimento das condições necessárias à recuperação de elementos dentários. Participarão desta prestação de serviço alunos do Curso de Odontologia que já cursaram a disciplina de Ortodontia Preventiva e Interceptiva. A seleção dos acadêmicos será de acordo com a disponibilidade de horário proposto para a execução da prestação de serviço. Caso surja um número maior de interessados, será realizada uma entrevista para seleção das vagas.

Objetivos
Melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Recuperar espaços dentários. Possibilitar aos alunos da graduação o atendimento clínico ortodôntico para pacientes com necessidades especiais de tratamentos. Capacitar os acadêmicos de Odontologia a realizar atividades específicas para o público-alvo em questão e a lidar com as adversidades que eventualmente surgirão. Proporcionar aos acadêmicos participantes uma visão geral de saúde desse público alvo e estimular um envolvimento humanístico entre os membros. Demonstrar a possibilidade de outras formas de tratamento dentário. Produzir documentação de casos tratados. Orientar e capacitar alunos de graduação no tratamento de casos especiais. Possibilitar aos alunos da graduação o aprofundamento dos conhecimentos sobre os temas propostos através de seminários, mesas clínicas e artigos de publicação. Enriquecer o material didático das aulas da disciplina.

Justificativa
Com o intuito de capacitar os alunos de graduação, a disciplina de Ortodontia Preventiva e Interceptiva desenvolverá a prestação de serviços visando o atendimento de pacientes que não se enquadram nas triagens das clínicas. Estes tratamentos visam a execução de pequenos movimentos ortodônticos facilitando a reabilitação protética dos pacientes em relação à estética e função, colaborando desta maneira com um dos objetivos da Universidade, que é a prestação de serviços à comunidade através da Extensão Universitária, possibilitando aos alunos atividades práticas que complementam os conhecimentos adquiridos na graduação e também um maior entrosamento entre comunidade e Universidade.

Beneficiário
Esta prestação de serviços será realizado nas Clinicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas, MG, beneficiando pacientes portadores de maloclusão que não se enquadram nas triagens das Clínicas, alunos e professores envolvidos no projeto.