PROGRAMA DE EXTENSÃO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE DA UNIFAL (PICSUNIFAL)

Apresentação
O programa de extensão: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UNIFAL (PICsUNIFALMG), teve início em 2018, pela procura dos profissionais de saúde e alunos da graduação sobre o tema que está sendo muito discutido pela política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Brasil. PICsUNIFAL conta com uma equipe multidisciplinar (curso de fisioterapia, nutrição, enfermagem, farmácia e medicina, biomedicina, odontologia, biologia, educação) e a participação de professores, alunos e profissionais da atenção básica de saúde do município de Alfenas-MG e região. A PICsUNIFAL tem como finalidade, à partir do desenvolvimento das suas ações de pesquisa, ensino e extensão, identificar e capacitar os discentes e profissionais da área de saúde. As atividades envolvem a promoção de eventos, pesquisas, gerenciamento projetos, além de divulgação científica e tecnológica dos conhecimentos adquiridos.

Objetivos
- Contribuir para o conhecimento teórico, prático e empírico interdisciplinares das PICs para os discentes e profissionais. - Estimular a integração dos saberes e estreitamento dos vínculos entre a Universidade, os profissionais no serviço de Atenção Primária em Saúde (APS) do município de Alfenas/MG e região - Congregar estudantes, pesquisadores, profissionais no serviço APS interessados na realização de pesquisas, estudos, levantamentos, mapeamentos e georeferenciamento relacionados as PICs - Orientar e assessorar profissionais no serviço de Atenção Primária em Saúde (APS) do município de Alfenas/MG, no aprimoramento e qualificação das PICs. - Promover e participar de eventos como: congressos, entrevistas, seminários, simpósios referentes a PICs. - Favorecer a indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. - Oferecer atendimento gratuito a população.

Justificativa
As práticas integrativas e complementares em saúde são técnicas milenares que favorecem a atenção humanizada, visando a integralidade e o reequilíbrio por mecanismos naturais. Embora pareçam viáveis e factíveis para o cuidado em saúde no SUS devido ao seu perfil de segurança e à necessidade de poucos recursos para implantação, as PIC ainda carecem de evidências científicas para comprovar a sua utilização. Por parte da sociedade brasileira, houve uma crescente legitimação da abordagem terapêutica baseada no sistema holístico. Um reflexo desse processo foi o aumento da demanda pela efetiva incorporação das PIC ao sistema único de saúde (SUS) (FONTANELLA, et. al. 2007). O Ministério da Saúde brasileiro publicou no Diário Oficial da União, em maio de 2006, a Portaria 971, que criou a Política Nacional (PN) de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) no Sistema Único de Saúde (SUS). A Política estabeleceu a implantação e implementação de ações e serviços no SUS, com o objetivo de garantir a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, contribuindo com o aumento da resolubilidade do sistema, com qualidade, eficácia, eficiência, segurança, sustentabilidade, controle e participação social no uso, o que evidencia a necessidade e importância do presente estudo. Esta proposta pretende investigar assuntos irão trazer conhecimento numa visão holística da saúde que propõe uma união sinérgica entre a ciência moderna e as tradições milenares.

Beneficiário
As ações que serão promovidas pela PICsUNIFALMG beneficiarão diretamente os discentes dos cursos da UNIFAL e profissionais da área da saúde dos serviços da atenção básica de saúde do município de Alfenas e região, os quais terão oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na PICs.