ATLETA SEM DOR

Apresentação
O projeto Atleta sem dor teve início no ano de 2012 e desde então vem proporcionando a troca de conhecimento entre a universidade e os praticantes de atividades esportivas e ainda propicia a oportunidade de tratamento especializado aos atletas amadores e profissionais de Alfenas e região. A demanda pelo atendimento prestado pelo projeto vem aumentando a cada ano, tanto na reabilitação prestada na Clínica Escola de Fisioterapia, que hoje conta com uma lista de espera, quanto na quantidade de convites para prestação de atendimento em eventos esportivos. Hoje o projeto conta com a parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de Alfenas e atende aos convites para acompanhamentos aos times da Comissão Atlética de Medicina da UNIFENAS durante as disputas dos torneios regionais e estaduais, neste ano fomos convidados para realizar algumas rodas de conversa e também acompanhar o time Pinheirinho Voleibol Alfenas (PVA) durante os treinamentos e nas disputas dos torneios regionais e estaduais

Objetivos
Estabelecer um diálogo com a população de atletas amadores e profissionais de Alfenas e região; Levantar as lesões preexistentes nos atletas acompanhados pelo projeto e discutir com os mesmos a melhor forma de tratamento; Propor um programa de prevenção a novas lesões e/ou recidivas das lesões anteriores, atendendo a cada demanda apresentada; Realizar o tratamento das possíveis lesões nas fases imediata e secundária à ocorrência das mesmas; Orientar o atleta quanto ao retorno para as atividades esportivas; Orientar o atleta quanto aos mecanismos preventivos de novas lesões; Possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos na trajetória da graduação em favor do bem estar social, contribuindo para a sua formação como cidadãos; Promover a prática inter e multidisciplinar; Promover o educação continuada e a ampliação dos conhecimentos sobre o tratamento e a prevenção das lesões desportivas.

Justificativa
O esporte e o lazer associam-se ao bem estar social e qualidade de vida, levando a uma metamorfose no conceito esporte, no que se refere ao esporte participativo e às atividades físicas e educativas. No entanto, a incessante busca por desempenhos e resultados cada vez melhores e a busca pela prática esportiva de forma repentina objetivando melhora da qualidade de vida, trouxe o aumento no número de lesões traumáticas e causadas por uso excessivo em inúmeras modalidades esportivas. Aliado a isso, algumas áreas da saúde relacionadas ao esporte passaram a ter maior evidência, dentre elas a Fisioterapia Esportiva. Com o aumento da competitividade, do profissionalismo no esporte e do crescente apoio da iniciativa privada, o profissional especialista em Fisioterapia Esportiva vem ganhando espaço na equipe multidisciplinar, atuando de forma integrada em prol de um maior rendimento do atleta. No atual contexto de atenção à saúde, a formação dos profissionais da área, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sinaliza uma formação preocupada não apenas as práticas curativas e reabilitadoras, mas maior incentivo às práticas de promoção de saúde. Por outro lado, as exigências de produtividade e desempenho impostas à população em geral trazem desafios crescentes e consequências à saúde, especialmente para os atletas. Desta forma, os profissionais da saúde, têm importante papel nas práticas preventivas em suas diversas atuações, uma vez que oferece subsídios para diminuição do impacto negativo da disfunção sobre o organismo humano em toda sua extensão. Dentro desta linha de pensamento, o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Fisioterapia da UNIFAL-MG “busca a inserção do aluno na realidade social e nos espaços de atuação profissional, fortalecendo parcerias entre a instituição de ensino e as instituições dos serviços da Rede Básica e Hospitalar, nos campos de ensino prático e dos Estágios Obrigatórios, bem como a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência”. Neste sentido, o Projeto ATLETA SEM DOR consiste em uma ação extensionista aplicada à área do desporto, porém, com aplicações relevantes para o campo da saúde, em especial à prevenção de agravos à saúde do atleta. Atualmente a UNIFAL-MG conta com o estímulo na prática desportiva pelos acadêmicos dos diferentes cursos de graduação, por meio dos Torneios de Futsal e dos Jogos Internos Universitários. Dentre os esportes mais praticados pelos mesmos estão o voleibol, basquete, handebol e futsal. Dessa forma, a proposta do Projeto Atleta Sem Dor será subsidiar a prática esportiva junto à comunidade interna e externa à universidade, fornecendo informações e tratamentos imediatos das lesões durante os eventos esportivos. Em conjunto, atuará durante essas atividades com a preocupação de levantar dados que possam ser utilizados na prevenção às lesões esportivas mais frequentes.

Beneficiário
Toda a comunidade de atletas amadores e profissionais da UNIFAL, da cidade de Alfenas e região, associados à Federações Desportivas ou não.