GRUPO DE ESTUDOS EM APRENDIZAGEM DIALÓGICA

Apresentação
O curso aqui desenvolvido tem como objetivo aprofundar os estudos em torno do conceito de aprendizagem dialógica e seus fundamentos teóricos e práticos (FREIRE, VIGOTSKI, SOLER, FLECHA; AUBERT etc.) com especial ênfase nos estudos da proposta freireana na educação. O grupo é formado por professores, alunos de mestrado, ex alunos de mestrado, graduandos, professoras da rede municipal de ensino. Esporadicamente convidamos outros profissionais (professores de outros departamentos e outras disciplinas) para dialogarem conosco em torno de alguns conceitos centrais de forma a estabelecermos uma relação interdisciplinar. O grupo de estudos em aprendizagem dialógica a partir desse ano (2019) integrará um projeto maior de pesquisa, denominado Educateliê , coordenado pelos mesmos professores que coordenam o gead

Objetivos
- Ampliar as discussões em torno da formação docente dialógica em âmbito nacional e internacional - Contribuir para ampliação dos conhecimentos em torno da aprendizagem dialógica dos graduandos - Aprofundar os estudos realizados pelos mestrandos em suas pesquisas - Compartilhar conhecimentos em torno da formação docente dialógica com professoras da rede municipal de ensino

Justificativa
Estabelecimento de em um movimento de interação com a realidade social, permitindo que estudantes (graduação e pós-graduação) e professoras da rede de ensino discutam experiências práticas e reflexivas em relação à realidade social e da profissão, viabilizando uma formação mais crítica e cidadã. Tendo em vista o contexto atual, denominado por muitos estudiosos como Sociedade da Informação (CASTELLS, 1994) e as necessidades por ele geradas, a proposta aqui desenvolvida parte de um referencial que nos ajuda a ampliar os espaços de diálogo e democracia nos centros educacionais, tanto por meio de uma gestão mais democrática, quanto por meio do estabelecimento de práticas de ensino e de aprendizagem mais dialógicas.

Beneficiário
estudantes de graduação, de pós- graduação egressas e matriculadas, professoras da rede de ensino