FITOTERAPIA APLICADA AO SUS

Apresentação
A criação deste curso originou-se pela procura, por partes dos profissionais da rede de saúde pública de Alfenas e região e alunos do curso da UNIFAL. Este curso tem como objetivos capacitar os discentes e profissionais da rede de saúde ao conhecimento desta técnica, de modo a vivenciá-la e servir como escolha de alternativa de tratamento para melhor atendimento aos seus pacientes, possibilitando a integração das diversas áreas do conhecimento. O curso será realizado em dois módulos de 4 horas totalizando 8 horas. O primeiro módulo será abordado informações básicas sobre cultivo de plantas medicinais, assim como orientações sobre a preparação e o uso de remédios caseiros; e no segundo módulo discussão de casos clínico. Espera-se que o curso permita capacitação dos profissionais da rede e dos alunos dos cursos de graduação da Unifal e interação ensino-pesquisa-extensão e entre os diversos saberes.

Objetivos
Contribuir para o conhecimento teórico e prático, proporcionando vivência com o tema como também melhor qualificação do aluno e profissionais da área da saúde.

Justificativa
O conhecimento sobre o uso correto dos fitoterápicos é de grande importância clínica. Mais de 5000 suspeitas de reações adversas relacionadas ao uso de ervas foram informadas a OMS antes de 1996 (DA SILVEIRA, BANDEIRA E ARRAIS, 2008). O aumento no número de reações adversas é possivelmente justificado pelo aumento do uso de plantas medicinais (GALLO et al., 2000). Padronização dos termos; promover e fortalecer trocas de informações seguras e propor uso correto de plantas medicinais são informações relevantes para uma boa assistência a comunidade (DA SILVEIRA, BANDEIRA E ARRAIS, 2008). Por se tratar de uma intervenção que faz parte das prática integrativas e complementares, vem de encontro ao atendimento às recomendações da OMS. O Ministério da Saúde brasileiro publicou no Diário Oficial da União, em maio de 2006, a Portaria 971, que criou a Política Nacional (PN) de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). A Política estabeleceu a implantação e implementação de ações e serviços no SUS, com o objetivo de garantir a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, contribuindo com o aumento da resolubilidade do sistema, com qualidade, eficácia, eficiência, segurança, sustentabilidade, controle e participação social no uso, o que evidencia a necessidade e importância da capacitação dos alunos (por não ser um conteúdo do projeto pedagógico dos cursos da Unifal/MG) como também para profissionais da área da saúde (estimular a integração dos saberes e estreitamento dos vínculos entre a Universidade, os profissionais no serviço de Atenção Primária em Saúde).

Beneficiário
Serão beneficiados os alunos do curso da Unifal-MG, os profissionais da área da saúde da atenção básica do município da Alfenas/MG e região.