ÁGUA É VIDA

Apresentação
O projeto de extensão Água é vida iniciou sua atividade em agosto de 2015 pela inauguração no setor de hidroterapia e através desta inauguração idealizou a realização deste projeto. Este projeto atualmente está vinculado ao programa Prática Integrativa e Complementar em Saúde da Unifal-MG e tem como parceiro a PROGEPE, Prefeitura Municipal de Alfenas. Ele tem como finalidade o aprimoramento, melhora da atividade física, qualidade de vida e flexibilidade da comunidade interna e externa. Água é vida busca a partir dos desenvolvimentos de suas ações de pesquisa, ensino e extensão uma contribuição positiva para a saúde, melhora do nível de condicionamento, melhora na qualidade de vida e flexibilidade. Espera-se também como resultado apresentação de trabalhos em eventos científicos e de extensão.

Objetivos
- Determinar o nível de atividade física e a qualidade de vida da comunidade interna e externa e realizar orientações quanto à importância da atividade física para saúde. - Verificar que a idade correlaciona com nível de atividade física através deste resultado será realizado orientações sobre a atividade física. - Oferecer ambiente de geração de conhecimento propício para a formação de estudantes de graduação como também conhecimento para comunidade externa.

Justificativa
A inatividade física é o quarto fator principal de risco para mortalidade em todo o mundo (OMS) que acarreta o aumento do risco cardiovascular, obesidade, acidente vascular encefálico, diabetes, depressão e demência (Pratt et al., 2014; Blondell et al., 2014; Lee et al., 2012). A população em geral reduz a atividades físicas quer seja na forma de esportes ou na execução de atividades do dia-a-dia o que contribui para agravar o comprometimento do sistema musculoesquelético.

Beneficiário
Serão beneficiados pelas ações do Projeto comunidade interna e externa.