OFICINAS DO MARACATU

Apresentação
O projeto de extensão RITMOS E ELEMENTOS DO MARACATU DE BAQUE VIRADO, executado pelo grupo Maracatu Muiraquitã da Universidade Federal de Alfenas, fundado em 2004, tem o intuito de trabalhar junto com a comunidade, tanto acadêmica quanto externa, os elementos rítmicos e não-rítmicos (história e origem, religiosidade, patrimônio e relevância cultural) do maracatu de baque virado, um folguedo de origem afro-brasileira característico de Pernambuco. Isso será feito por meio de apresentações regulares, oficinas de percussão e palestras sobre os diferentes fatores que influenciaram esse folguedo desde a sua origem até os dias atuais.

Objetivos
Desenvolver habilidades de coordenação rítmica e musical, assim como harmonia; discutir os elementos não-rítmicos associados ao maracatu de baque virado, como religiosidade, história, origem; trabalhar na confecção de figurinos e elementos plásticos do folguedo; promover oficinas de confecção de instrumentos de percussão; participar em apresentações promovidas pela UNIFAL-MG assim como por outras instituições ou organizações; desenvolver atividades de vivência da cultura do maracatu por meio de palestras e viagens.

Justificativa
O projeto justifica-se primeiramente pelo intuito, que tem se mostrado bem sucedido nas atividades já desenvolvidas, de manter viva essa importante manifestação da cultura popular afro-brasileira. Há, no país, uma grande dificuldade em relação a esse objetivo tendo em vista o imenso preconceito ainda enfrentado e à resistência encontrada na aceitação de temas ainda tidos como polêmicos, como candomblé e religiões de matriz africana. Tais temas, que podem ser considerados atuais, ainda são pouco discutidos e, por isso, pouco conhecidos, em geral, pela população brasileira. Dessa forma, o intuito principal é levar essa discussão, de maneira dialógica, ao ambiente escolar, como forma de compreender a importância dessas manifestações culturais na constituição identitária do povo brasileiro. A relevância deste trabalho justifica-se, ainda, sob três aspectos. Primeiro por tratar-se de um projeto que tem como base a vitalização de uma manifestação de origem afro-brasileira dentro do âmbito acadêmico e da cidade de Alfenas, estimulando a reflexão sobre o respeito à alteridade étnica. Segundo, pela possibilidade de se ampliar e promover a integração entre a comunidade universitária e a comunidade local. A terceira justificativa é oferecer às/aos estudantes e à comunidade local uma atividade de lazer e de cultura, que desenvolve habilidades rítmicas e o espírito e sintonia coletivos. Essa atividade se mostra, portanto, como uma espécie de terapia, em que a rotina dos trabalhos e dos estudos é quebrada no rufar dos instrumentos e nos cantos. Para a comunidade de baixa renda, além da mesma função músico-terapêutica, é uma oportunidade de construção da autoestima social e de desenvolvimento de identidades individuais e coletivas por meio da vivência compartilhada da experiência cultural promovida pelo maracatu.

Beneficiário
Todos os membros da comunidade acadêmica e alfenense.