CONDIÇÕES CRÔNICAS: CUIDADOS INOVADORES

Apresentação
Trata-se de um Programa multidisciplinar que constitui um espaço para o alinhamento e reflexão de temáticas que envolvem as condições crônicas, as políticas de atenção às pessoas com condições crônicas, o papel do profissional de saúde, os referenciais teóricos e metodológicos para a implementação de ações inovadoras e a produção do conhecimento científico. As temáticas, condições crônicas e cuidado convergem aos interesses dos cinco projetos de extensão vinculados a este programa. As atividades serão desenvolvidas na UNIFAL-MG com os integrantes dos projetos, por meio de reuniões, oficinas, debates, filmes e organização de eventos e cursos. São também realizadas ações desenvolvidas pelos projetos vinculados com a comunidade de Alfenas e região e a participação em eventos científicos com apresentação de trabalhos.

Objetivos
Contribuir para o aperfeiçoamento docente, discente e de pesquisadores vinculados ao programa; Proporcionar aos participantes a troca de saberes por meio do desenvolvimento científico e tecnológico; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Desenvolver estudos em nível de graduação e pós-graduação.

Justificativa
A formação do profissional de saúde para a atenção às pessoas com condições crônicas deve pautar-se em referenciais teóricos e metodológicos que possibilite o melhor entendimento do processo de adoecimento para ofertar cuidados de atenção à saúde numa perspectiva da integralidade.

Beneficiário
pessoas com condições crônicas e seus familiares; comunidade urbana e acadêmica, pessoas em situação de hospitalização.