DIPER: EM BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Apresentação
Projeto que tem por finalidade desenvolver ações de educação em saúde e cuidado às pessoas com condições crônicas, Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, especialmente, com o objetivo de estimular o autocuidado afim de reduzir as complicações, bem como, constituir apoio para a convivência com o adoecimento crônico e propiciar experiência da prática profissional. As ações estão pautadas nos princípios da integralidade da atenção à saúde, da Clínica Ampliada e do Autocuidado Apoiado. As experiências vivenciadas possibilitam aos integrantes o aprendizado social e político, exercendo o papel de cidadão comprometido com o processo saúde doença da população, viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade e estimula a participação da sociedade na prevenção e no autocuidado; permite a compreensão dos fatores intervenientes para adesão ao tratamento e propicia atualizações e reflexões acerca das temáticas e das políticas de saúde.

Objetivos
Levantar a caracterização socioeconômica, cultural e clínica dos participantes do estudo; Analisar as dificuldades para a convivência com o adoecimento crônico; Proporcionar orientações sobre a doença, as complicações, o tratamento e os cuidados; Proporcionar orientações sobre os direitos do usuário do SUS com vista ao empoderamento e a participação popular; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Contribuir para o aperfeiçoamento das atividades docente, discente e de pesquisadores participantes do projeto; Elaborar material didático-pedagógico; Produzir e divulgar conhecimentos científicos; Organizar e realizar ações de educação em saúde .

Justificativa
Esse projjeto foi implantado em 1991 e no decorrer destes anos vem desenvolvendo suas ações para e com as pessoas com condições crônicas, em especial com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus, com vistas ao empoderamento e ao estímulo ao autocuidado. Sua importância deve-se a alta prevalência destas condições na população brasileira, que têm corroborado para elevar os índices de incapacidades, aposentadorias precoces e de mortalidade; pela dificuldade que as pessoas têm na adesão ao tratamento e na convivência com a cronicidade e ainda, constitui o espaço para reflexão e formação do profissional de saúde para atuar com as pessoas com condições crônicas. As ações do projeto tem resultado em desdobramentos como TCC, IC, dissertações de mestrado.

Beneficiário
Pessoas com idade superior a 18 anos com condições crônicas em especial com Diabetes mellitus e/ou Hipertensão Arterial residentes na área urbana de Alfenas-MG. Pessoas com Diabetes Mellitus e feridas complexas Discentes e docentes que integram o projeto. Comunidade acadêmica e a sociedade.