I WORKSHOP PARA ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE EM MINAS GERAIS: UNIFAL-MG/SRS DE ALFENAS

Apresentação
O evento acontecerá no dia 10 de maio de 2019, iniciando-se às 9h e término às 13h, o mesmo contará com a presença dos gestores de saúde dos 26 municípios que compõem a Secretaria Regional Saúde de Alfenas e seus devidos acompanhantes. Tal evento é uma das atividades do projeto Rede para Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais – RENOB-MG, o qual conta com apoio do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/ MS/ CGAN n°421098/2018-0), mediante seleção na Chamada CNPq/MS/SAS/DAB/CGAN Nº 26/2018 - Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS, na qual somente um projeto por Unidade Federativa do Brasil foi selecionado. Ademais, visando o entendimento e anuência de participação de cada município, o workshop realizará uma roda de conversa, com apresentação da equipe componente (discentes e docentes dos Cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina da UNIFAL-MG), das ações e identificação das demandas existentes na área da saúde.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O workshop é uma das atividades do projeto Rede para Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais – RENOB-MG, que por sua vez, tem como objetivo principal a constituição de uma rede de atenção no SUS para o enfrentamento e controle da obesidade no estado de Minas Gerais. Este propósito será cumprido por meio de ações de diagnóstico, formação, gestão, avaliação e monitoramento em 60 municípios mineiros que possuem ou que almejam implantar Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF). O workshop abordará temas específicos do projeto Rede para Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais – RENOB-MG a fim de compartilhar com os gestores de saúde envolvidos as possíveis ferramentas usadas para a realização do projeto, levantar demandas de temas e conteúdos a serem aplicados e a forma de execução das atividades propostas. Sendo assim, a realização do evento visa um primeiro contato com os gestores e a realização de um diálogo sobre as demandas de seus respectivos municípios, a fim de promover a adesão às futuras ações previstas no projeto aqui mencionado.

Beneficiário
Discentes e docentes envolvidos com a organização do evento, gestores da saúde dos 26 municípios que compõem a Secretaria Regional de Saúde de Alfenas e consequentemente a população desses municípios.