CUIDANDO DA GENTE: ATIVIDADES LÚDICAS NA MINIMIZAÇÃO DAS TENSÕES NO AMBIENTE HOSPITALAR E O ENSINO DO AUTOCUIDADO

Apresentação
A ação extensionista tem proposta multidisciplinar de trabalho envolvendo acadêmicos de cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Biotecnologia, Odontologia, Medicina, Ciências Biológicas e Letras permitindo a contribuição de vários enfoques de domínio do conhecimento no desenvolvimento dos trabalhos extensionistas. São realizadas reuniões quinzenais para estudos de temas que favorecem o desenvolvimento de habilidades e competências para o aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver, e a desenvolver a cidadania, entendendo que gente que cuida de gente tem que aprender a ser gente com princípios éticos, humanísticos e holísticos. São realizadas visitas semanais, aos sábados, na instituição parceira, pelas equipes de doutores palhaços, desenvolvendo atividades lúdicas, motivando o riso, a papoterapia, a música e a valorização da vida com estímulo ao autocuidado. As atividades tem articulado extensão- ensino- pesquisa com publicações em revistas.

Objetivos
* Desenvolver no profissional em formação a importância do atendimento holístico para além do conhecimento técnico e científico; * Inserir o aluno no cenário profissional abrindo as portas da universidade para o serviço de saúde; * Desenvolver atividades como coparticipantes do processo de humanização do ambiente hospitalar.

Justificativa
As instituições hospitalares enfatizam mais a tecnologia e a competência científica do que o contato com as pessoas. No entanto, a doença e a hospitalização, tanto para crianças como para adultos, desencadeiam uma série de desagradáveis sensações, tornando-as fragilizadas, impotentes frente a perda da autonomia e da percepção da própria fragilidade ao enfrentamento dessa situação. Nesse foco da atenção, fica claro a necessidade de entendimento pelo profissional de saúde em formação da dimensão das relações humanas, tão antiga quanto a própria humanidade, em que gente cuida de gente. E, ainda para o processo ensino-aprendizagem, essa atividade extensionista oportuniza ao aluno entrar em contato com o cotidiano profissional, sair da sala de aula, nos primeiros anos da formação, sensibilizando-o para a dimensão do cuidado em saúde nas perspectivas ético, política, relacional, comunicativa e de desenvolvimento da cidadania. Para tanto, instrumentalizados nas atividades lúdicas, no incentivo e orientações para o autocuidado, apresentam-se como bases científicas das atividades desenvolvidas por este Projeto Extensionista a filosofia de trabalho dos Doutores da Alegria e a Teoria do Autocuidado de Dorothéia Oren.

Beneficiário
O público alvo são os pacientes internados em hospital geral conveniado ao SUS e a IFES, seus familiares, acompanhantes, assim como, os funcionários e as diversas equipes de trabalho. Estende-se também à comunidade acadêmica e a outras instituições, quando convidado.