SCRATCH NAS ESCOLAS: USO E DESENVOLVIMENTO DE GAMES PARA O ENSINO DA REDE MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS

Apresentação
O projeto consiste em ensinar as principais funcionalidades da linguagem de programação Scratch e instigar os professores de todas as áreas de ensino da rede pública municipal a trabalhar em uma programação própria, na qual os ministrantes apenas auxiliam a sanar as duvidas durante a tentativa de atingir os diversos objetivos traçados. Com isso, os professores atuarão depois desse aprendizado, como multiplicadores aos seus alunos e poderão fazer desta ferramenta um estimulador extra no aprendizado utilizando-se de games didáticos desenvolvidos pelos próprios professores em seus alunos.

Objetivos
Instigar a vontade dos participantes em utilizar programação e games didáticos como uma eficiente ferramenta de lógica e ensino de diversas áreas do conhecimento.

Justificativa
A informática em educação através dos jogos torna-se um instrumento que possibilita o aumento da motivação dos alunos e cria atividades que são oportunidades para aprender e resolver problemas, colocando o aluno em contato direto com essas situações. Cada vez mais, escolas investem em softwares educativos que possam contribuir no processo de aquisição do conhecimento, principalmente na educação básica, pois o lúdico tem a capacidade de prender a atenção e despertar a criatividade de crianças (LOPES, 2005). O presente trabalho encontra-se justificável a partir da necessidade de novos recursos educativos onde os jogos, que são ótimos para o desenvolvimento cognitivo e lúdico, surgem como forma de tornar as aulas mais dinâmicas, pois o jogo coloca a pessoa diante de um problema com metas e regras bem definidas a fim de alcançar um objetivo. Surge a necessidade de questionar os recursos tecnológicos não apenas como meros recursos técnicos ou meios modernos que veiculam conteúdos pedagógicos através de atraentes e coloridos desenhos, sons e animações, mas como um instrumento de interação e de mediação de saberes. Abrindo caminho para novos processos de aprendizagem que ofereçam possibilidades de renovar ou romper com a concepção do modelo tradicional da Educação (HONDA, 2002). Da mudança no processo educacional emergem práticas de aprendizagem em ambientes virtuais (MOITA, SILVA, 2006). Sendo assim, acreditando no potencial de ensino que a programação pode trazer para dentro das escolas, este trabalho visou despertar interesse dos professores para aprenderem a lógica desenvolvida na programação de computadores por meio do desenvolvimento de jogos e programas de computador e esperava-se que com isso os alunos apresentassem um melhor desempenho nas disciplinas regulares cursadas na escola, bem como tenham a possibilidade de aprender coisas além da sala de aula, uma vez que para programar muitas vezes é necessário efetuar pesquisas de modo a buscar conhecimentos externos a programação para a resolução de problemas, ainda no âmbito deste trabalho procurou-se sondar se a programação de computadores e jogos pudesse abrir espaço na mente dos alunos para o prazer de estudar e aprender.

Beneficiário
Professores das escolas públicas municipais de Poços de Caldas.