I SEMINÁRIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIFAL

Apresentação
O Programa de Residência foi implementado na UNIFAL-MG no segundo semestre de 2018. Com duração inicial de 18 meses e com financiamento da CAPES, o programa visa a implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. No âmbito do projeto atividades de formação para os bolsistas e para professores das escolas parceiras estão previstas em três momentos. O seminário e sua programação faz parte do segundo momento de formação.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O projeto institucional ao visar atuar favorecendo criação de redes de aprendizagem colaborativa entre cursos de áreas na IES, gerando uma atmosfera de apoio para os grupos de residentes e outros estagiários das licenciaturas. O desempenho deste ponto do projeto exige a realização de oficinas, trocas de experiências além de reuniões periódicas. Entretanto, não são muitas as oportunidades de reunião de toda a equipe formada por mais de 230 bolsistas, que incluem professores da rede pública de Educação Básica. Assim, é necessário que, no âmbito do projeto, sejam realizados evento com objetivo de ampliar o debate sobre os temas relativos a formação de professores no âmbito do Programa de Residência Pedagógica.

Beneficiário
Licenciaturas participantes do projeto, discentes das licenciaturas, professores das escolas parceiras e escolas parceiras.