REUNIÕES ANÁTOMO-CLÍNICAS

Apresentação
O projeto de Reuniões Anátomo-Clínicas visa apresentar ao aluno de Medicina da UNIFAL-MG a forma de apresentação de discussão de casos clínicos, com a devida interpretação dos dados, correlacionando dados da anamnese, exame físico e exames complementares a aspectos morfológicos e fisiopatológicos das doenças, possibilitando que ele avalie e reconheça a evolução natural das doenças de forma mais clara, praticando e desenvolvendo o raciocínio clínico necessário para diagnósticos em sua vida médica.

Objetivos
Proporcionar a troca de experiências entre estudantes e professores médicos capacitados; Introduzir os alunos no modelo de discussão de casos a partir da prática clínica; Desenvolver a habilidade de falar em público dos alunos e realizar apresentações e aulas.

Justificativa
A comunicação é fundamental na sociedade e imprescindível na prática médica. O paciente relata ao profissional suas queixas, dificuldades, inquietudes e de forma sistematizada o (a) médico (a) deve organizar as informações, questionar e através dos exames clínicos e complementares fazer o diagnóstico. Além disso, há a necessidade de comunicação entre a equipe multidisciplinar. Acreditamos que as sessões anátomo-clínicas são oportunidade de aprender a sistematizar as informações e evolução do paciente e alcançar êxito na realização do diagnóstico, bem como comunicá-las com a equipe.

Beneficiário
Estudantes de Medicina de todos os períodos.