PROMOÇÃO DA SAÚDE: POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS

Apresentação
Iguatama é uma pequena cidade do interior do estado de Minas Gerais e, como muitas outras, busca oferecer aos seus cidadãos condições satisfatórias para uma boa qualidade de vida. O município está integrado ao SUS, neste sentido, a nova gestão municipal pretende buscar desenvolver uma série de ações educativas visando ampliar o conhecimento da população sobre sua saúde e melhorar as condições locais. O presente projeto será desenvolvido no município de Iguatama-MG, no período de julho de 2017 a janeiro de 2018, em parceria com os interesses da gestão municipal atual com a Universidade Federal de Alfenas- UNIFAL-MG.

Objetivos
• Análise da Atenção Primária à Saúde: - Realizar a análise sobre a situação da Atenção Primária à Saúde no município atentando para a cobertura e a contemplação dos princípios da APS. - Instruir a elaboração de um Plano de Fortalecimento da APS no Município. • Diagnóstico Local e Municipal: - Realizar o diagnóstico local utilizando a Linha de Base do PD/APS-MG. - Auxiliar na atualização da territorialização, do cadastro familiar e da classificação das famílias por grau de risco. • Programação Local e Municipal: - Orientar a aplicação da programação local pelas equipes de saúde. - Participar da elaboração da Programação Local e Municipal da atenção à criança, adolescente, adulto, gestante e idoso. • Promoção da saúde: - Mutirões, campanhas e feiras multiprofissionais com ações e orientações em saúde.

Justificativa
Para planejar e direcionar as ações de saúde é necessário conhecer a realidade, a dinâmica e os riscos que a população/comunidade está inserida e também a forma como estão organizados os serviços e as rotinas das unidades básicas de saúde e das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A organização inadequada das diversas interfaces que envolvem uma Unidade Básica de Saúde contribui para um ambiente desfavorável tanto para os usuários quanto para os profissionais, contribuindo assim para maior stress e comprometimento da qualidade do serviço ofertado. É necessário conhecer a realidade de trabalho e a comunidade à qual o trabalho é destinado, a fim de poder implementar estratégias e programas capazes de corrigir essa desorganização e contribuir para melhoria das condições de trabalho e de atendimento.

Beneficiário
Profissionais de saúde, gestores da saúde e a população de usuários do sistema municipal de saúde de Iguatama-MG.