CLÍNICA FELIZ

Apresentação
O objetivo deste projeto será realizar atividades pedagógicas com crianças de 3 a 12 anos atendidas na Clínica de Odontopediatria da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) enquanto esperam pelo atendimento. A metodologia foi desenvolvida em amenizar as reações de ansiedade da criança e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e comportamental, além de auxiliá-la na compreensão de cidadania, direitos e deveres. Será adotada a abordagem não-formal de educação através de atividades lúdicas como pintura, leitura, música, entre outros, respeitando os níveis de coordenação e cognição de cada criança. O projeto acontecerá na sala de espera da Clínica de Odontopediatria e será realizado por discentes dos cursos de Pedagogia e Odontologia da UNIFAL/MG em parceria com docentes e funcionários da Clínica de Odontopediatria da mesma instituição. Os relatos das experiências diárias serão registrados em diários de campo pelos discentes.

Objetivos
- Promover atividades lúdicas em uma abordagem não-formal de educação; - Diminuir as reações de ansiedade frente ao tratamento odontológico; - Auxiliar no processo de desenvolvimento emocional, comportamental, motor e social da criança; - Desenvolver princípios de integralidade, indissociabilidade e intersetorialidade da saúde; - Romper com o modelo mecanicista e biomédico de saúde; - Beneficiar o relacionamento profissional-paciente; - Promover conforto e tranquilidade aos acompanhantes; - Transformar a sala de espera de um ambiente passivo para um ambiente ativo; - Desenvolver metodologias adequadas à cultura de cada grupo de sala de espera; - Beneficiar o cirurgião-dentista e o paciente ao realizar o procedimento sem interferências por reações de medo e ansiedade; - Estabelecer vínculos de confiança do paciente e acompanhante aos serviços públicos de saúde; - Melhorar a aceitação ao tratamento do paciente; - Promover sensação de bem estar para o paciente.

Justificativa
Há décadas que as salas de espera configuram-se de maneira mecanicista e puramente burocrática, interferindo na satisfação do paciente com o tratamento e até com o profissional que a faz esperar um longo tempo para ser atendido. Isso fere o princípio de Acolhimento estabelecido pela PNH de oferecer uma recepção de tal forma que haja estabilidade e confiança do paciente ao serviço de saúde pública. Além disso, uma sala de espera tediosa e agoniante aumenta a ansiedade, medo, desgaste físico e emocional, principalmente em crianças, afetando o atendimento do mesmo. Dessa forma, justifica-se a realização desse trabalho a fim de rearranjar a sala de espera de tal forma a minimizar ou eliminar as questões problemáticas da recepção para o atendimento em saúde.

Beneficiário
Beneficiará as crianças atendidas na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da UNIFAL/MG, os discentes que prestam atendimento a estas crianças e os discentes responsáveis pela ação.