USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS (URM)

Apresentação
O projeto será desenvolvido pelo PET Farmácia, as unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) e a Prefeitura Municipal de Alfenas-MG. Sua execução consta no planejamento do PET Farmácia 2017, o qual foi aprovado pelo CLAA (Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET). O projeto tem como objetivo principal promover o uso racional e multiplicar informações sobre os cuidados com os medicamentos, além de capacitar os Agentes Comunitários de Saúde sobre o tema. Uso racional de medicamentos é quando utilizamos o medicamento correto e de origem conhecida, com orientação médica e/ou farmacêutica, nos horários e nas doses especificadas na bula. Todo medicamento apresenta riscos, mesmo quando utilizado de forma correta. O seu consumo de forma racional proporciona o máximo benefício com uma minimização dos possíveis efeitos prejudiciais, protegendo e recuperando adequadamente a saúde da comunidade.

Objetivos
Realizar e oferecer minicursos e palestras para profissionais e técnicos da área da saúde em um dos PSF de Alfenas inicialmente, e nos demais PSFs da cidade de Alfenas (MG) posteriormente, com o intuito de conscientizá-los a respeito do uso racional de medicamentos, para que possam transmitir esse conhecimento aos pacientes cadastrados na unidade de saúde, visando à promoção de uma melhor qualidade de vida dos usuários do Programa Saúde da Família e posteriormente, obter projeções dessa melhoria na unidade através de dados obtidos com questionários aplicados pelos agentes comunitários aos pacientes.

Justificativa
Muitos dos agravos à saúde são decorrentes do hábito de consumo demasiado de medicamentos, falta de informação e muitas vezes inexistência de cuidados e atenção ao paciente. Diante do exposto, é evidente que a população carece de orientações sobre o uso racional de medicamentos. O uso racional de medicamentos pode levar uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes. A população deve saber que o mesmo medicamento que é capaz de curar, também pode ocasionar sérias consequências à saúde do usuário e, em casos extremos, a morte. Atualmente, cerca de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente e os hospitais gastam de 15 a 20% de seus orçamentos para lidar com as complicações causadas pelo mau uso dos mesmos. De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, o uso racional de medicamentos não depende só dos profissionais da saúde, mas também dos pacientes, legisladores, formuladores de políticas públicas, indústria, comércio, entre outros. Os profissionais e técnicos da saúde devem estar atentos aos riscos/benefícios associados ao uso dos medicamentos, principalmente os Agentes Comunitários de Saúde que atuam nos PSFs e lidam diariamente com situações que confrontam o uso correto dos medicamentos impedindo que estes atinjam sua máxima eficácia com a devida segurança. Atualmente, Alfenas conta com cerca de 11 postos que compõe o Programa de Saúde da Família, sendo eles: PSF Boa Esperança, PSF Caensa, PSF Itaparica, PSF Nova América, PSF Nova América, PSF Pinheirinho, PSF Primavera, PSF Recreio, PSF Santos Reis, PSF São Carlos, PSF Unisaúde, PSF Vila Betânia e PSF Vila Formosa.

Beneficiário
Profissionais e técnicos da área da saúde, Agentes Comunitários de Saúde da cidade de Alfenas, alunos da UNIFAL-MG e população em geral.