4º VOZES DA RESISTÊNCIA

Apresentação
O 4º Vozes da Resistência acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro no espaço do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, que promove o evento juntamente com o Projeto de Extensão "Escola de Capoeira Angola Resistência no Chico Rei". O evento contará com a presença de 4 Capoeiristas (entre trenéis e Mestres) oficineiros convidados, apresentações em praça pública, além de aulas e o acolhimento dos participantes, com alimentação e alojamento. Nas edições anteriores contamos com a participação de cerca de 100 capoeiristas, pesquisadores e artistas da cidade e da região.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O Projeto de Extensão "Escola de Capoeira Angola Resistência no Chico Rei" é desenvolvido em parceria com o Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei, instituição que nesse ano completa 55 anos de atuação na cultura e movimento negro da cidade de Poços de Caldas. A Escola Resistência (ECAR), fundada por Mestre Topete em Campinas-SP, iniciou o trabalho em Poços de Caldas em 10 de novembro de 2014, desenvolvido pelo servidor TAE Danilo, capoeirista e pesquisador da área há mais de 14 anos. Desde então desenvolve o trabalho com a capoeira angola, com aulas abertas e gratuitas para todos os públicos duas vezes por semana, de terça e quinta-feira das 19 às 21 horas, com apresentações públicas em praças, feiras e escolas, além de oficinas e vivências que divulgam essa cultura de tradição e resistência. Assim, no mês de novembro, quando se comemora o mês da Consciência Negra, realizamos o evento Vozes da Resistência (desde 2015) para celebrar e memorar essa importante data para o povo brasileiro, bem como o aniversário do CCAB Chico Rei e do trabalho da ECAR em Poços de Caldas, envolvendo capoeiristas de diversas cidades da região, oficinas com mestres convidados e uma noite cultural para confraternização e fortalecimento da cultura local, onde são apresentadas diversas companhias e coletivos de artes, com teatro, música, esquetes e exposições. É um evento já muito considerado e respeitado pelo público da cidade e pelos capoeiristas que conhecem o trabalho a ECAR e do Chico Rei, bem como o reconhecimento de um projeto de Extensão da UNIFAL-MG que contempla de maneira coletiva, solidária e colaborativa a troca de saberes entre os diversos setores de produção de conhecimento, com públicos internos e externos à comunidade acadêmica em comunhão com a comunidade poços-caldense.

Beneficiário
estima-se a participação de cerca de 100 capoeiristas durante todo o evento, vindos de Campinas, São Paulo e do Sul de MG para participar das rodas e oficinas. Na roda externa (realizada na Praça Pedro Sanches) e na noite cultural há maior fluxo de pessoas, chegando a 300 pessoas.