GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA - GEAPU

Apresentação
Este projeto se refere à construção de um Grupo de Estudos sobre Assessoria Pedagógica Universitária, que congrega Assessores Pedagógicos de várias instituições de ensino superior brasileiras. O Grupo se destina não somente à realização de estudos sobre o tema do assessoramento pedagógico docente, mas também, e principalmente, constituir-se como um espaço de autoformação e profissionalização da função de assessor, pois esta ainda é relativamente nova, dentro do campo da Pedagogia Universitária.

Objetivos
- Apoiar a autoformação do assessor pedagógico universitário; - Ampliar os estudos em torno do campo da Pedagogia Universitária; - Constituir possibilidades de qualificação e profissionalização do assessor pedagógico universitário; - Fomentar a interação e diálogo entre diferentes experiências institucionais de assessoramento pedagógico; - Articular uma rede de assessores pedagógicos, que valorize esta função institucionalmente; - Proporcionar um espaço de troca, de reflexão e de acolhimento de assessores pedagógicos universitários; - Consolidar um espaço de estudos voltados para a autoformação do assessor pedagógico universitário.

Justificativa
Estudos ancorados na literatura do campo da Pedagogia Universitária apontam que os docentes universitários têm, cada vez mais, uma formação dedicada à pesquisa, fato que faz os saberes necessários à docência serem desconsiderados. Aliada a essa condição, as exigências decorrentes das propostas de inovação curricular, que trazem em seus pilares elementos pedagógicos que alteram as lógicas internas da universidade, criam desafios a serem enfrentados pelos docentes, provocando-os e os implicando em processos de inovação pedagógica, questão cada vez mais presente nas instituições de ensino superior. Não obstante, a democratização e expansão do acesso ao ensino superior universitário introduziu públicos discentes cada vez mais heterogêneos, fato que desafia as lógicas tradicionais da instituição universitária. Deste modo, a construção de saberes da profissão docente, em espaços institucionais de apoio à docência, mostra-se como alternativa a esse cenário de evidentes desafios. Assim, parece-nos que as Assessorias Pedagógicas Universitárias ganham, nesse cenário, uma nova dimensão em sua responsabilidade formativa junto aos docentes e, nesse sentido, o assessoramento pedagógico constitui-se como profissão que se mobiliza para trabalhar as questões pedagógicas junto aos docentes, orientando as práticas à qualidade e significação dos processos formativos, tanto quanto pode apoiar os órgãos gestores na delimitação de propostas curriculares e formativas que levem em conta e potencializem os saberes da docência, como inerentes à prática pedagógica adotada institucionalmente.

Beneficiário
São beneficiários do projeto Assessores Pedagógicos Universitários de instituições de ensino superior; estudantes do curso de Pedagogia, que poderão vir a se tornar assessores pedagógicos, se optarem pelo trabalho com a Pedagogia Universitária.