RUÍDO DAS SOCIAIS: SOM DAS ANTIGAS, INFORMAÇÕES ATUAIS

Apresentação
“Ruído das sociais: som das antigas, informações atuais” é um programa de rádio transmitido toda sexta-feira entre 17h até 18h30 na Rádio Federal FM- 101,3 MHZ. Tem como proposta apresentar músicas da década de 60, 70 e 80 que transitem entre o blues, o rock, suas releituras e transformações em contextos nacionais e locais. Além disso, o programa se configura como um espaço para informações culturais e debates atuais a partir dos quadros “Ruído da Semana” e “Entrevista Social”.

Objetivos
Os objetivos específicos são: 1) proporcionar um espaço para que os discentes envolvidos pesquisem sobre música e temas que permitam produzir conteúdo para os quadros “Ruído da Semana” e “Entrevista Social”; 2) Estimular as pesquisas sobre antropologia, sociologia e história da música no período entre 1960 a 1980; 3) propiciar uma alternativa para fruição de músicas de estilos que não são mais tocadas nas rádios – com o blues, o rock e suas diversas vertentes em diversos continentes; 4) produzir conteúdos de maneira a contribuir para a consolidação da rádio universitária.

Justificativa
Em uma rápida pesquisa no site de busca Google verifica-se que a cidade de Alfenas possui oito emissoras de rádio, incluído a Rádio Federal FM- 101,3 MHZ. Em nenhuma delas há um programa que se detém especificamente nos estilos musicais de blues e rock das décadas de 60, 70 e 80 sua influência, releituras e ressignificações ao redor do planeta. Em nenhuma delas há a proposta de apresentação desses períodos históricos e contextualização das mudanças socioculturais em diálogo com as obras dos e das artistas, temas e ritmos abordados. Acrescenta-se a isso a oportunidade de associar as informações atuais e as entrevistas com convidados com os temas das músicas produzidas naquelas décadas. Nesse sentido, a ação é importante, pois resgata músicas e artista de um passado recente propiciando: a) conhecimento desses artistas a um novo público; b) contextualização sócio histórico e cultural da produção e influência nas transformações comportamentais dos receptores; c) informações atuais através do quadro “Ruídos da Semana”; d) envolvimento da comunidade de Alfenas e da Comunidade Acadêmica da UNIFAL-MG como convidados no quadro “Entrevista Social”; e) envolvimento dos discentes da UNIFAL-MG como produtores de conteúdo dos quadros “Ruído da Semana” e “Entrevista Social”.

Beneficiário
O beneficiário dessa ação será a comunidade de Alfenas e região. Também serão beneficiados os estudantes, professores e técnicos da Universidade Federal de Alfenas.